Encontro visa integração para qualificar atendimento na rede municipal
Em reunião recente, o Conselho de Educação e o Conselho Tutelar de São Roque trataram de temas relacionados à qualidade do ensino e ao atendimento prestado às famílias e estudantes da rede municipal. O encontro teve como foco principal a aproximação entre os dois órgãos, dada a recorrente sobreposição de temas e atendimentos.

Representaram o Conselho de Educação a presidente Édina Rosa, Rúbia Azzini e Vanessa Garcia. Pelo Conselho Tutelar, participaram Lenice Rodrigues de Oliveira, Edna Valéria Rocha Gouveia, Guilhermina Giorni Marques, Marcos Aurélio Cardoso e Carla Noggerini Andreoli.
Diálogo entre Conselhos pode fortalecer políticas públicas
A reunião destacou a importância da atuação conjunta entre os Conselhos, citando como exemplo a participação do Conselho Tutelar em reuniões do Conselho do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Essa articulação busca fortalecer as políticas públicas educacionais por meio do diálogo permanente e ações colaborativas.
Demandas em comum: transporte, inclusão e acesso à educação
Durante o encontro, foram discutidos problemas enfrentados pela rede municipal, como:
- Falta de vagas nas escolas;
- Dificuldades no transporte escolar, com destaque para a escassez de passes para crianças desacompanhadas;
- Atendimento insuficiente aos estudantes com deficiência.
Esses pontos têm gerado reclamações recorrentes e exigem respostas urgentes por parte do poder público.
Obstáculos enfrentados: comunicação e reconhecimento institucional
Tanto o Conselho de Educação quanto o Conselho Tutelar relataram dificuldades na comunicação com a Prefeitura, especialmente com o Departamento de Educação e Cultura. Outro desafio apontado é a falta de compreensão, por parte da população e de alguns gestores, sobre as atribuições e o papel de cada Conselho.
Propostas para melhorar o acesso e a permanência dos alunos
Dois encaminhamentos práticos foram propostos na reunião:
- Busca ativa pelas escolas, com apoio dos Conselhos, para a regularização de matrículas e prevenção de exclusões indevidas;
- Formação dos gestores escolares na área da proteção à criança, com a participação do Conselho Tutelar nos HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo).
Próximos passos
Os dois Conselhos devem manter o diálogo aberto e promover novos encontros, com o objetivo de ampliar a cooperação institucional e melhorar a oferta de ensino público no município de São Roque.