O chef e apresentador Edu Guedes, de 50 anos, passou por uma cirurgia chamada pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia, após a identificação de um tumor na cauda do pâncreas. O procedimento, que também inclui a retirada do baço, é indicado em casos em que o tumor está restrito à região do corpo ou da cauda do órgão.

Segundo o cirurgião Rodrigo Surjan, do Hospital Nove de Julho, apesar de tecnicamente menos complexa do que a cirurgia para retirada da cabeça do pâncreas, a operação é considerada de grande porte e exige cuidados rigorosos no pós-operatório, como vacinação e profilaxia contra infecções.
Edu relatou que o tumor foi descoberto por acaso durante exames para investigar uma crise renal. “Tive sorte. O tumor estava no início e localizado”, contou o apresentador, que segue internado e se recuperando bem, já fora da UTI.
Especialistas alertam que o câncer de pâncreas é um dos mais letais, principalmente por ser diagnosticado tardiamente. Entre os sintomas mais comuns estão dor abdominal, perda de peso, icterícia e fraqueza. A doença tem apresentado aumento entre pessoas mais jovens, e fatores de risco incluem alimentação ultraprocessada, tabagismo, diabetes tipo 2, pancreatite crônica e mutações genéticas como BRCA2.
Apesar da gravidade, quando identificado precocemente e sem comprometimento de estruturas vizinhas, o câncer pancreático pode ser tratado cirurgicamente, como no caso de Edu Guedes.
Com informações do g1.