Falta de saneamento impacta o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, aponta Saneaqua – O Democrata

Neste Dia das Crianças (12 de outubro), a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, destaca a importância do saneamento básico para a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento escolar das crianças.

Foto: Divulgação/Saneaqua

Segundo o estudo “Futuro em risco: os impactos da falta de saneamento para grávidas, crianças e adolescentes”, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Ex Ante Consultoria, a ausência de infraestrutura básica afeta diretamente a primeira infância, período que compreende os seis primeiros anos de vida.

O levantamento mostra que 6,6 milhões de crianças de até seis anos deixam de frequentar suas atividades escolares por causa da falta de saneamento básico. Além disso, mais de 300 mil crianças são internadas todos os anos por doenças relacionadas à ausência de saneamento.

Em termos de escolaridade, o estudo aponta que crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam uma redução média de 18% no aproveitamento escolar, e que jovens de 19 anos que cresceram nessas condições acumulam atraso médio de 1,8 ano de estudo.

Mairinque avança nos índices de saneamento

Diante desse cenário, Mairinque se destaca pelos avanços nos últimos anos em seus indicadores de saneamento.

A Saneaqua fornece água tratada de qualidade para 100% da área de concessão. No que diz respeito ao esgotamento sanitário, 77% dos imóveis contam com coleta de esgoto e o tratamento de efluentes evoluiu significativamente após a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória, em novembro de 2021 — saindo de 0% para 35% de esgoto tratado.

Saneamento é essencial para o futuro das crianças

Segundo Erick Krambeck, coordenador responsável pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Saneaqua, as doenças de veiculação hídrica aumentam a evasão escolar e comprometem o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

“Ao afastar o esgoto das residências e oferecer o tratamento correto dos dejetos, estamos ajudando a prevenir doenças, garantindo a qualidade de vida da população e principalmente das crianças”, ressalta Erick.

A Saneaqua reforça que o avanço contínuo dos serviços de coleta e tratamento de esgoto é essencial para construir um futuro mais saudável e seguro para as próximas gerações.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.