Fhoresp propõe ações para combater adulteração de bebidas e prevê retomada do setor após crise do metanol – O Democrata

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) divulgou, na quinta-feira (23/10), uma análise sobre os impactos da crise provocada pela adulteração de bebidas alcoólicas com metanol. O documento técnico elaborado pela entidade propõe dez medidas para combater práticas ilegais, entre elas a criação do Observatório Nacional do Mercado de Bebidas.

Crise do Metanol e Queda no Movimento

O episódio recente de contaminação por metanol reduziu o movimento em bares e casas noturnas em cerca de 26% entre o fim de setembro e o início de outubro, segundo dados da Fhoresp. A entidade representa mais de 500 mil estabelecimentos e 20 sindicatos patronais em todo o estado de São Paulo.

O diretor-executivo da Federação, Edson Pinto, destacou que a cooperação entre o setor e o governo paulista será essencial para o fortalecimento do comércio de bebidas:

“Desde o primeiro momento, a Fhoresp se colocou à disposição do Estado e do mercado e apresentou caminhos para combater as ilegalidades. […] O Brasil tem muito a avançar no controle de bebidas.”

Dez Propostas da Fhoresp

Entre as ações apresentadas pela Fhoresp estão:

  • Criação do Observatório Nacional do Mercado de Bebidas, que será gerido pela própria entidade em parceria com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), o Ministério do Meio Ambiente e Pecuária, o IBGE e universidades;
  • Instituição de um Sistema Nacional de Rastreabilidade e Controle de Bebidas;
  • Implementação de logística reversa de garrafas, para evitar o reaproveitamento de vasilhames por redes de falsificação.

O objetivo central é monitorar indicadores econômicos e sanitários e fortalecer o controle sobre a produção e distribuição de bebidas no país.
(Nota técnica completa: https://fhoresp.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Nota-Tecnica-Crise-do-Metanol-Outubro-2025.pdf)

Retomada do Setor

Apesar dos impactos imediatos, o Núcleo de Pesquisa e Estatística da Fhoresp, coordenado pelo economista Luis Carlos Burbano, projeta faturamento de R$ 668 bilhões em 2025 para o setor de Alojamento e Alimentação Fora do Lar — crescimento de 7,1% em relação a 2024.

A Federação acredita que, com o avanço das investigações e a desarticulação de esquemas ilegais, a confiança dos consumidores será restabelecida nas próximas semanas, impulsionando o movimento em bares e restaurantes com a chegada do verão e das confraternizações de fim de ano.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.