Há 20 anos, nas páginas do Jornal O Democrata – O Democrata

O tempo é relativo. Antes, o ano demorava para passar. Demorou até que eu completasse 18 anos. Mas, hoje em dia, o que aconteceu há 18 anos parece ter ocorrido há menos de dez anos.

Nasci em 1966 e era muito pequeno na Copa do Mundo de 1970. Quando Brasil e Itália repetiram o encontro, na final de 1994, fiquei fazendo contas: Nossa, 24 anos! Quanto tempo! Uma eternidade. Depois veio o penta de 2002 e, desde então, a Seleção Brasileira já passou em branco nas copas da Alemanha, África do Sul, Brasil, Rússia e Catar. São 23 anos e para mim passou rápido. Conclusão: o tempo corre mais depressa para quem tem 58 anos.

O Arquivo Vivo resgata alguns fatos ocorridos há 20 anos. Cada leitor terá sua própria percepção de tempo.

Uma celebração de missa com a presença do bispo diocesano de Osasco, Dom Ercílio Turco, marcou a instalação da Paróquia de São Luís Gonzaga, que passou a ter como pároco o padre Sebastião Correia. A notícia saiu na primeira página do Jornal O Democrata (24 de setembro de 2005). “A nova paróquia tem por sede o Jardim Villaça e composta por 12 comunidades, integrando três núcleos: Villaça, Maylasky e Canguera. Atualmente, é formada pelas comunidades do Menino Jesus (Ponte Lavrada), Nossa Senhora dos Remédios e Santa Bárbara (Remédios), Santa Helena e Santa Cruz (Ponte Lavrada), São Cristóvão (Gabriel Piza) e Sagrado Coração de Jesus (Jardim Mosteiro)”. O padre Denis Aparecido Mendes Pereira é o pároco.
Desde 19 de setembro de 2005, a Unimed São Roque tornou-se locatária do prédio conhecido como Hospital Santa Ângela. “Em breve, instalará ali suas atividades administrativas e também sua farmácia.” A publicação saiu na primeira página do Democrata, com a foto do médico Adriano Salge (diretor-superintendente do plano de saúde) e dos proprietários do imóvel, o médico Henrique Nastri e Andréa Nastri.
A notícia tem 20 anos, mas o assunto continua atual. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Roque considerava “ilegal” a intervenção da Prefeitura de São Roque e recorreu à Justiça. “Embora ainda não tenha sido sentenciado, a Irmandade ajuizou procedimento em 26/07/2005 para restabelecer o exercício do direito de propriedade que foi obstado pelo município de São Roque… São 75 funcionários que foram sumariamente afastados de suas funções… A Justiça do Trabalho está atenta às irregularidades praticadas pela Prefeitura de São Roque, por meio de interventor.” A bronca era com o prefeito Efaneu Nolasco Godinho. O tempo passou e nenhuma corrente partidária que chegou ao poder agradou a Irmandade da Santa Casa. Intervenções e requisições continuaram nos governos de Daniel da Padaria (2013/16), Cláudio Góes (2017/20) e Guto Issa (atual).
O Democrata (01/10/2005) mostrou o lançamento do filme Como Assim?, no Teatro Paulo Autran, do Hotel Villa Rossa. Produção inteiramente são-roquense, do elenco à equipe técnica, com direção de Roque Gabriel Rodrigues (Roquinho Fotógrafo), roteiro de Humberto Gomes e direção de fotografia de Antonio Olívio Alves Júnior. O filme retrata a convivência em um apartamento de três amigas, bem diferentes, mas cúmplices. Na cerimônia, produtores e atores do filme Balas Encravadas, produzido em São Roque nos anos 1960, foram homenageados com o troféu “Roque Bastos”. Um dos homenageados, José Henrique Campos de Oliveira, lembrou que, no lançamento de seu filme, estiveram presentes todas as autoridades do município e aproveitou o título da produção de 2005 para uma crítica bem-humorada: “Como Assim? Desta vez não foi o prefeito [Efaneu]? Nem o vice [Antonio Carlos Pereira Rios]? Só o vereador Robertinho da Eletropaulo.”
Em 2005, O Democrata circulou com um encarte do show de Marjorie Estiano, marcado para 9 de outubro, no Ginásio do Grêmio. A atriz e cantora despontava no cenário nacional com a personagem Natasha (Malhação), no papel da vocalista do grupo “Vagabanda”, e tinha gravado o primeiro CD. Duas décadas depois, Marjorie deixou a carreira musical e ganhou destaque como atriz com trabalhos em novelas, filmes e indicada ao prêmio Emmy Internacional pela interpretação da médica Carolina Alencar (Sob Pressão: Plantão Médico).

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.