Um homem que navegava de caiaque na Bahía El Águila, na Patagônia Chilena, viveu um momento de tensão ao ser brevemente envolvido por uma baleia-jubarte. A cena foi registrada em vídeo pelo pai da vítima e rapidamente repercutiu nas redes sociais. Felizmente, ambos saíram ilesos do incidente.
O caiaqueista, identificado como Adrián Simancas, desapareceu por alguns segundos dentro da boca do cetáceo antes de ser liberado. Nas imagens, é possível ouvir seu pai, Dell Simancas, pedindo que ele mantivesse a calma enquanto o ajudava a retornar à costa.
“Pensei que ia morrer. Acreditei que tinha sido engolido pela baleia”, relatou Adrián em entrevista à agência Associated Press. O homem também expressou preocupação com a possibilidade de não sobreviver às águas geladas do Estreito de Magalhães ou que seu pai pudesse se ferir durante o resgate.
Especialistas afirmam que interações como essa são extremamente raras, pois as baleias-jubarte não têm comportamento agressivo em relação a humanos. No entanto, o aumento no tráfego marítimo tem levado a um crescimento no número de colisões entre navios e esses animais, além do aumento de encalhes registrados na última década.