O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma nova avaliação médica nesta terça-feira (27), no Palácio da Alvorada, após apresentar quadro de labirintite. O mal-estar ocorreu na tarde de segunda-feira (26), quando o presidente sentiu vertigem e cancelou compromissos, incluindo reuniões com ministros.

Segundo o Hospital Sírio-Libanês, exames de sangue e imagem realizados ontem apresentaram resultados normais. Ainda assim, a médica Ana Helena Germoglio, que acompanha Lula desde 2023, fará uma nova análise clínica para decidir se o presidente mantém repouso ou retoma sua agenda, que inclui, inicialmente, uma cerimônia no Itamaraty pelo Dia do Diplomata.
Lula já teve histórico recente de problemas de saúde. Em outubro de 2023, sofreu uma queda no banheiro do Alvorada e precisou de cirurgia de emergência em dezembro, devido a um sangramento interno na cabeça. Desde então, passou por reavaliações regulares e foi liberado para atividades normais em janeiro deste ano.
O episódio desta semana reacende a atenção sobre o estado de saúde do presidente, especialmente após compromissos cancelados e restrições médicas anteriores.
Com informações do g1.