A cidade de Mairinque comemora nesta segunda-feira (27/10) 135 anos de história. Em celebração à data, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, destaca os avanços nos serviços de saneamento, que beneficiam a população e contribuem para a preservação ambiental.

Água de Qualidade para Toda a Cidade
A Saneaqua informa que a água tratada chega a 100% da área de concessão. “Diariamente, são mais de 10 milhões de litros de água produzidos para atender a população mairinquense”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da Saneaqua.
Desde que a empresa assumiu os serviços, em 2010, a capacidade de reserva de água para o sistema de distribuição foi ampliada em 19%.
Para garantir a qualidade da água, a empresa realiza mais de 6 mil análises mensais da água distribuída e mais de 70 mil análises anuais da água bruta proveniente de represas e poços.
Avanços no Tratamento de Esgoto
O serviço de tratamento de esgoto também apresentou avanços significativos. Desde a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória) em outubro de 2021, a cobertura de esgoto tratado passou de zero para 52%.
Atualmente, são tratados cerca de 2,4 milhões de litros de esgoto por dia, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e do Rio Sorocaba.
A ETE Vitória conta com o sistema UBOX, uma tecnologia moderna que combina alta eficiência no tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás.
Redução de Perdas de Água
Outra conquista da Saneaqua em Mairinque foi a diminuição do índice de perdas de água, que caiu de 56% em 2010 para 27% atualmente, bem abaixo da média nacional de 40%, conforme dados do Instituto Trata Brasil.
“Na prática, isso representa 783 milhões de litros de água que deixaram de ser desperdiçados somente este ano, o equivalente a 313 piscinas olímpicas e suficiente para abastecer o município por aproximadamente 78 dias”, destaca Alexandre.
As ações para reduzir perdas incluem:
- Busca sistemática por vazamentos não visíveis;
- Setorização das regiões de abastecimento;
- Instalação de válvulas reguladoras de pressão;
- Renovação e substituição de tubulações de água;
- Atualização do cadastro técnico;
- Renovação do parque de hidrômetros e substituição de ligações antigas.
“O principal objetivo dessas ações é possibilitar maior disponibilidade de água para a população. Quanto menores as perdas de recursos hídricos, menores são os impactos ambientais nas captações. Isso reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população”, afirma Alexandre.
Investimentos e Obras Recentes
Em 2025, a Saneaqua realizou obras de substituição de 448 metros de redes nos bairros Moreiras e Barreto, além da extensão de 666 metros de redes no bairro Moreiras, Distrito Dona Catarina e Recanto.
Essas intervenções beneficiam diretamente 4.349 moradores e fazem parte do plano de investimentos contínuo da empresa. A expectativa é que até o final do ano mais 365 metros de tubulações sejam modernizados em diversas partes da cidade.
Atendimento Digital e Presencial
A Saneaqua oferece atendimento digital 24h pelo site www.saneaqua.com.br, onde os clientes podem:
- Solicitar segunda via da conta;
- Consultar resumo e histórico de consumo;
- Efetuar pagamento via PIX;
- Solicitar informações sobre cobrança e contas em aberto.
O telefone 0800 771 0001 funciona 24 horas, e o atendimento presencial ocorre na Loja de Atendimento, na rua Professor José Pinto do Amaral, nº 401, Jardim Cruzeiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
“O nosso objetivo é oferecer soluções que proporcionem mais comodidade aos clientes com o auxílio da tecnologia, otimizando atendimento e aprimorando a estrutura de nossas operações”, conclui Alexandre.
Programa Portas Abertas
A Saneaqua realiza visitas monitoradas e virtuais à Estação de Tratamento de Água (ETA Cruzeiro) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória), voltadas a instituições de ensino, comunidades e representantes da sociedade.
As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.

