Megaoperação da Polícia Civil desarticula quadrilha de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes – O Democrata

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Adolescência Segura, que resultou na desarticulação de uma das maiores organizações criminosas do país envolvidas em crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. A ação mobiliza agentes em sete estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.

Foto: Reprodução/Pexels

Até as 9h30, a operação havia resultado na prisão de dois adultos e apreensão de dois menores. Os mandados incluem prisão preventiva e busca e apreensão, com base em uma investigação iniciada em fevereiro, após a transmissão de um ataque a uma pessoa em situação de rua por um menor de idade. O caso revelou não ser um episódio isolado, mas parte de uma rede criminosa com ramificações nacionais e internacionais.

Menina de 8 anos morre no DF após participar do “desafio do desodorante”

De acordo com a Polícia Civil, o grupo é acusado de diversos crimes graves, como tentativa de homicídio, indução ao suicídio, pornografia infantil, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo e outros crimes de ódio. As ações eram articuladas por meio de múltiplas plataformas digitais, utilizando manipulação psicológica e aliciamento de vítimas em idade escolar, configurando uma ameaça direta à segurança física e mental de jovens.

Relatórios de agências internacionais dos Estados Unidos também colaboraram com a investigação, apontando a atuação da quadrilha em diferentes países e redes sociais. Segundo a corporação, a operação representa um marco no enfrentamento à criminalidade digital e reforça o compromisso com a proteção dos direitos da infância e da juventude, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As investigações continuam para identificar outros membros da organização criminosa.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.