Mercado de arroz do Brasil monitora efeitos do ataque dos EUA à Venezuela – O Democrata

O agronegócio brasileiro, especialmente o setor orizícola, acompanha com atenção os desdobramentos do ataque dos Estados Unidos à Venezuela, um dos principais destinos do arroz nacional. Na safra 2025/26, o país importou 165 mil toneladas do cereal brasileiro, volume que representou 13% das exportações totais do produto entre março e novembro, período inicial da safra.

Foto: Reprodução/Freepik

Segundo a Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), esse volume fez a Venezuela ultrapassar Senegal e Costa Rica, tornando-se o maior importador de arroz em casca do Brasil no período. A entidade informa que não há, até o momento, indicativos de interrupções no comércio.

Dados do ComexStat mostram que, entre janeiro e novembro de 2025, o Brasil exportou US$ 474,5 milhões em produtos agropecuários para a Venezuela, alta de 9% em relação ao mesmo intervalo de 2024. Além do arroz, as vendas incluíram cereais, soja, açúcar e carnes. As importações brasileiras provenientes do país foram pouco relevantes, concentradas em adubos, fertilizantes e alguns produtos alimentícios.

Com informações da CNN.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.