Uma missa especial foi celebrada neste domingo (27) na Praça de São Pedro, em homenagem ao Papa Francisco, morto na última segunda-feira (21), aos 88 anos. O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, conduziu a cerimônia diante de cerca de 200 mil fiéis, muitos deles jovens que participariam da canonização de Carlo Acutis — evento adiado devido ao falecimento do pontífice.
Durante a missa do Domingo da Misericórdia, Parolin destacou a tristeza coletiva e enviou uma mensagem de esperança, afirmando que o Papa “nos abraça do Céu”. Considerado um dos possíveis sucessores de Francisco, o cardeal emocionou os presentes com suas palavras.
O Papa Francisco foi sepultado no sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, local escolhido pessoalmente. A decisão rompeu a tradição de sepultamentos papais na Basílica de São Pedro. Francisco, que liderou a Igreja Católica por 12 anos, lutava contra uma pneumonia bilateral e morreu após sofrer um AVC seguido de insuficiência cardíaca.