A atriz Lúcia Alves faleceu nesta quinta-feira (24), aos 76 anos, após dez dias internada em estado grave na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer de pâncreas desde 2022 e estava sedada e intubada no CTI da unidade desde o dia 14 de abril, após apresentar quadro de falta de ar. A morte foi confirmada pela instituição, que expressou solidariedade à família, amigos e fãs.

Com uma carreira que se estendeu por mais de cinco décadas, Lúcia estreou na televisão em 1969, na novela Enquanto Houver Estrelas, da TV Tupi. Participou de produções marcantes como Irmãos Coragem, Helena, Plumas e Paetês, Ti Ti Ti, O Cravo e a Rosa e Sob Nova Direção. Seu último trabalho em novelas foi Joia Rara (2013), da TV Globo, e mais recentemente atuou na série República do Peru, da TV Brasil.
Natural de Belo Horizonte, Lúcia também teve destaque no cinema, com filmes como Um Ramo para Luísa (1965), Lua Cheia (1989) e Bendito Fruto (2004). Em entrevista ao jornal O Globo, publicada em março deste ano, ela revelou estar em tratamento contínuo e falou com serenidade sobre a aceitação da doença.