Uma mulher grávida de oito meses foi brutalmente atacada por um crocodilo enquanto preparava o almoço em sua casa alagada, no norte de Kalimantan, Indonésia. Munirah, de 28 anos, estava na cozinha quando o réptil invadiu o local, mordeu sua perna e a arrastou para o rio Mambulu. Apesar da tentativa desesperada da irmã de socorrê-la, a vítima foi levada pela correnteza e encontrada sem vida cerca de meia hora depois.

Autoridades locais atribuem o aumento dos ataques à aproximação dos crocodilos das áreas habitadas, causada por enchentes, perda de habitat natural e escassez de alimentos devido à sobrepesca. Em 2024, a Indonésia registrou o maior número de ataques de crocodilos no mundo, com 179 vítimas e 92 mortes, segundo o banco de dados independente CrocAttack.
Especialistas pedem ações governamentais urgentes para conter os incidentes, já que a espécie de crocodilo de água salgada, envolvida nos ataques, é protegida por lei desde 1999 e não pode ser caçada. Recentemente, outro caso chocante ocorreu no país: um menino de 13 anos foi morto por um crocodilo enquanto brincava perto de um rio.