O músico e pesquisador Matheus Pezzotta lança no dia 25 de março de 2026, às 15h30, em São Roque, o livreto “Descendente”, publicação que aprofunda a pesquisa histórica sobre memória negra e musicalidades afro-brasileiras do interior paulista.

O evento será realizado na Biblioteca Municipal Arthur Riedel, no Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital, com entrada gratuita e aberta ao público.
Publicação reúne pesquisa histórica e musical
O livreto tem 46 páginas e amplia a pesquisa que originou o EP “Descendente”, lançado em 2023. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de São Roque (Lei Municipal 4.084/2013).
A publicação reúne artigos científicos e artísticos que abordam temas como:
- memória quilombola
- território negro
- musicalidades afro-brasileiras no interior paulista
Segundo Pezzotta, o material busca registrar aspectos históricos que nem sempre aparecem nas canções.
“A música simboliza, mas nem sempre historiciza. O livreto vem pra materializar uma historicidade que a canção não tem tempo de comentar”, explica.
Conteúdo aborda história afro-caipira e escravização em São Paulo
Com tiragem inicial de 200 exemplares, o livreto é dividido em dois eixos principais.
O primeiro artigo, “Uma preta no caminho”, reconstrói paisagens afro-caipiras historicamente invisibilizadas. A pesquisa parte da história familiar do autor e percorre oito gerações de mulheres quilombolas, com base em oralidade, documentos históricos, registros familiares e referências musicais como o Samba de Bumbo.
O segundo texto, “Terras Paulistas”, aborda a escravização no território paulista e discute o contracolonialismo, dialogando com o pensamento do intelectual Nego Bispo (1959–2023).
O livreto conta ainda com prefácio do professor Salloma Salomão, que analisa conexões entre colonialismo, Igreja Católica e técnicas de conhecimento africano aplicadas ao território paulista.
Lançamento terá música ao vivo e roda de conversa
O evento de lançamento reunirá leituras de trechos do livro, música ao vivo e roda de conversa com participação do professor Salloma Salomão.
A mediação abordará temas como racialidade, territorialidade e negritude. A atividade também terá interpretação em Libras.
Cerca de 80 estudantes do campus São Roque do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) devem participar do encontro, acompanhados pelo professor Rodrigo Umbelino, que coordena uma agenda de discussões antirracistas com os alunos.
Durante o evento haverá sorteio de exemplares do livreto. Após o lançamento, a publicação física poderá ser adquirida com o autor ou encomendada pelas redes sociais.
Projeto nasceu de pesquisa acadêmica
O projeto “Descendente” surgiu a partir da pesquisa de mestrado de Matheus Pezzotta no Instituto de Artes da Unesp, na qual o artista investigou as musicalidades do Quilombo do Carmo, em São Roque.
Durante o estudo, ele também encontrou documentos relacionados à escravização de sua própria família.
Desde 2022, o projeto já circulou em mais de 11 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, incluindo espetáculo cênico-musical, EP, curta-metragem e ações formativas.
Serviço
Lançamento do livreto “Descendente”
📅 Data: 25 de março de 2026
⏰ Horário: 15h30
📍 Local: Biblioteca Municipal Arthur Riedel — C.E.C.T. Brasital
📌 Endereço: Av. Araçaí, 250 — Centro, São Roque (SP)
🎟️ Entrada gratuita
🧏 Evento com intérprete de Libras

