O centenário Arquivo Vivo do Jornal O Democrata permite conhecer a história dos bairros com anúncios de lançamentos de loteamentos e classificados. As publicações demonstram a força do jornal no mercado publicitário contribuindo de forma decisiva para a realização de inúmeros negócios imobiliários com o sonho da casa própria.
Desde 1917, O Democrata semanalmente registra a expansão de São Roque e região. É comum as pessoas não conhecerem a origem do local onde moram, mesmo que o bairro ou a casa tenha sido a moradia de várias gerações da família. Conheça algumas curiosidades históricas.
Vander Luiz
O Jardim Renê, próximo à Rua São Paulo. Iniciaram-se as vendas do mais moderno loteamento de São Roque, o mais pitoresco da cidade, rodeado com belíssimos vinhedos publicou O Democrata (1º/01/1954)Lançamento do Jardim Guaçú apresentado como prolongamento da Avenida Brasil. “Magníficos lotes com fundo para o rio”, futuramente os moradores teriam problemas com enchentes por conta de construções sem planejamentoA tradicional Casa Pontes, na Praça da Matriz, foi a responsável pelo loteamento do Jardim Flórida e Bela Vista (paralelo à Avenida Bandeirantes na ruas Monsenhor Pepe, início da José Henrique da Costa e Bento Antonio Pereira)Jardim Meny próximo ao Grêmio União Sanroquense (O Democrata, 1958)São Roque Country Club (hoje, na região do Vila Granada) oferecia piscina e ginásio de bocha. Se tornaria a famosa piscina do Cenaturis. O Democrata (1962)Chácara Granada à venda em 1940. Imóvel daria origem a um dos bairros mais populosos de Mairinque vizinho ao Jardim Barreto3 Lagoinhas, em Mairinque. Últimas unidades de lotes e chácaras. O Democrata (21/10/1967)