Operação em Minas Gerais resgata 107 crianças e adolescentes de trabalho infantil no setor calçadista – O Democrata

Entre os dias 22 e 26 de setembro, uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal, resgatou 107 crianças e adolescentes de situações de trabalho infantil em Nova Serrana e Perdigão, Minas Gerais. A fiscalização identificou que 65 de 68 estabelecimentos do setor calçadista utilizavam mão de obra irregular, incluindo atividades perigosas e insalubres, proibidas para menores de 18 anos, como operação de máquinas, manuseio de solventes e levantamento de peso.

Foto: Reprodução/MTE

Entre os afastados, havia crianças com apenas 11 anos, adolescentes com 13 anos e jovens de 14 a 17 anos. Muitos apresentavam evasão escolar e jornadas extenuantes. A operação garantiu afastamento imediato, mudança de função para menores de 18 anos e encaminhamento à rede de proteção social e programas de aprendizagem profissional.

Além das autuações, o MTE promoveu diálogos com empresas e sindicatos para reforçar a contratação de aprendizes e a erradicação do trabalho infantil no setor calçadista. Denúncias podem ser feitas pelo Sistema Ipê Trabalho Infantil: https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br.

Com informações do MTE.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.