O Arquivo Vivo abre espaço para a primeira turma de formandos que completou o ciclo de quatro anos no Colégio Estadual de São Roque criado em 1948. Em 1949, ocorreu a primeira formatura, mas do alunos que ingressaram na quarta série. Nas duas edições anteriores destacamos a instalação do ginásio há 75 anos.
Até então São Roque tinha apenas o curso primário (os quatro primeiros anos). Por isso, a instalação do ginásio foi motivo de grande comemoração com destaque para o trabalho iniciado por pessoas como Nenê Mecânico (José Fernandes da Silva) que ganhou apoio de outras pessoas como o ex-prefeito Argeu Villaça junto ao deputado Lino de Matos. Os dois tiveram filhos entre os alunos da primeira turma: Vitor Fernandes da Silva e Argeu Villaça Fillho.
Em 1953, o ginásio ganhou o nome de “Professor Epaminondas de Oliveira”. No entanto, em 1955, passou a ser Horácio Manley. O terreno da Avenida João Pessoa para onde o colégio mudou em 1958 foi doado pelo ex-prefeito Horácio Manley Lane, mas a homenagem é para o avô dele que tem o mesmo nome e que foi um dos fundadores do Colégio Presbiteriano Mackenzie (São Paulo).
Vander Luiz




