Primeiro caso de chikungunya em Sorocaba em 2025 é confirmado em mulher de 51 anos – O Democrata

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba confirmou, nesta sexta-feira (30), o primeiro caso de chikungunya registrado na cidade em 2025. A paciente é uma mulher de 51 anos que, segundo a prefeitura, contraiu o vírus durante uma viagem a Cuiabá (MT), possivelmente no final de abril. Ela está em processo de recuperação.

A paciente apresentou sintomas como febre, cefaleia (dor de cabeça), dor nas costas, artralgia intensa (dor nas articulações), artrite e prostração (mal-estar generalizado). Até o momento, não há registro de mortes relacionadas à doença no município.

A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, zika e febre amarela. Para conter a proliferação, a recomendação é evitar água parada e utilizar repelente.

Em 2025, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, que reúne 33 municípios, confirmou seis casos da doença. Além de Sorocaba, houve registros em Ibiúna (1), Itu (2) e Porto Feliz (2). Na região de Jundiaí, também foi confirmado um caso em Itupeva.

O vírus chikungunya foi detectado pela primeira vez no Brasil no segundo semestre de 2014, com confirmações nos estados do Amapá e da Bahia. Atualmente, todos os estados do país apresentam transmissão da doença.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.