Rússia critica tarifas dos EUA contra produtos brasileiros e fala em “política neocolonial” – O Democrata

A Rússia criticou duramente a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita nesta segunda-feira (4) pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

Washington Acusado de Violar Soberania do Brasil

Zakharova afirmou que a medida viola a soberania do Brasil e classificou a ação como parte de uma política “neocolonial” dos EUA. Segundo ela, o tarifaço anunciado pelo ex-presidente Donald Trump é politicamente motivado e tem como objetivo desestabilizar países do Sul Global.

“O Brasil, um dos nossos principais parceiros na América Latina, virou alvo dos EUA”, declarou a porta-voz.

Sanções Contra Moraes e Contexto Geopolítico

A declaração russa ocorre em meio às recentes sanções impostas pelos EUA ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Para Moscou, as ações lideradas por Trump visam conter o crescimento de alianças como o Brics e frear a consolidação de uma nova ordem multipolar.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.