A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Mairinque, deu início às ações de revitalização e pintura em oito reservatórios de água tratada do município. As intervenções começaram em dezembro e fazem parte das ações permanentes de preservação da infraestrutura hídrica.

Reservatórios Já Revitalizados
Três unidades já receberam os serviços:
- Estação de Tratamento de Água Cruzeiro
- Flora
- Trocadeiro
Esses reservatórios, juntos, armazenam 550 mil litros de água tratada e abastecem as regiões:
Flora, Trocadeiro, Chácara Flora, Jardim Waldez, Centro, Sorocabana, Jardim Cruzeiro e Nova Mairinque.
Segundo Alexandre Leite, gerente de operações da Saneaqua em Mairinque, a manutenção protege as estruturas contra corrosão e assegura sua durabilidade, reforçando a importância dos reservatórios para o abastecimento da população.
Próximas Etapas
Até o final do primeiro semestre de 2026, outros seis reservatórios também passarão pelo processo de revitalização:
- São José
- Granada
- Ginásio
- Cacilda Mendes
- Vitória
- Dona Catarina
Juntos, eles armazenam 1.770 mil litros de água tratada.
A concessionária destaca que manutenções e reformas são essenciais para garantir segurança, preservação do patrimônio e abastecimento contínuo.
Qualidade da Água Tratada
O sistema de abastecimento de Mairinque conta com:
- 43 centros de reservação
- 175 km de tubulações
- Monitoramento 24 horas por dia pelos centros de controle operacional
A água chega aos reservatórios por gravidade ou bombeamento. Desde 2010, quando a Saneaqua assumiu os serviços, a capacidade de reserva foi ampliada em 19%.
A empresa realiza:
- Mais de 6 mil análises mensais da água produzida e distribuída
- Mais de 70 mil análises anuais da água bruta das represas e poços
De acordo com Alexandre Leite, a Saneaqua controla todas as etapas do tratamento para garantir que a água atenda aos padrões de potabilidade exigidos por lei.

