A Santa Casa de São Roque, em parceria com a prefeitura e sob gestão do CEJAM, promoveu nos dias 13 e 14 de agosto a Semana de Incentivo ao Aleitamento Humano, reforçando a importância do acolhimento, orientação e fortalecimento da rede de apoio às mães e famílias durante o período da amamentação. A ação faz parte da campanha institucional do Agosto Dourado, que neste ano traz o lema: “Apoiar a amamentação é um compromisso com a vida”.

Programação e atividades
Durante a semana, gestantes e puérperas participaram de diversas atividades voltadas para a amamentação e cuidados com o bebê, incluindo:
- Oficinas práticas sobre pegada correta e posições para amamentar;
- Manobra de desobstrução em casos de engasgo do bebê;
- Orientações sobre suporte à mãe no pós-parto;
- Rodas de conversa sobre mitos e verdades da amamentação.
O objetivo foi combinar conhecimento técnico e acolhimento, incentivando boas práticas recomendadas pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação), Ministério da Saúde e OMS.
Depoimentos e impacto
A enfermeira Miriam Siqueira, da Maternidade Segura Humanizada – CEJAM, destacou a importância da iniciativa:
“Momentos como esses ampliam o vínculo entre equipe, mães e famílias, além de fortalecer a equipe para pleitear reconhecimentos importantes, como o Selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, reforçando o compromisso do hospital com o aleitamento humano e a qualidade do cuidado materno-infantil.”
A participante Vitória Silva Golveia Puenter, que passou por um parto normal assistido pela equipe da maternidade, comentou:
“Essa ação tirou dúvidas importantes, desfez mitos e nos deu segurança. Saber que teríamos amparo no momento do parto e depois dele fez toda a diferença.”
Estratégia e objetivos da Santa Casa
Segundo Natalya Biz, coordenadora de enfermagem da maternidade da Santa Casa:
“Queríamos oferecer conteúdo prático e humanizado, desde a amamentação precoce até cuidados com a puérpera, sempre incentivando o envolvimento da família. Assim, fortalecemos o vínculo mãe-bebê e estimulamos práticas comprovadas como essenciais para um início de vida saudável.”
A iniciativa reforça o compromisso da Santa Casa de São Roque com a atenção à saúde materno-infantil, promovendo informações de qualidade e alinhamento com diretrizes nacionais e internacionais para um atendimento mais humano e seguro.