O estado de São Paulo segue sob onda de calor, com temperaturas elevadas e sensação de abafamento. Para hoje (28), a previsão indica 35°C na capital, em meio a condições atmosféricas que favorecem pancadas de chuva com possibilidade de granizo, além de rajadas de vento e descargas elétricas.
Segundo a Defesa Civil do Estado e o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o calor extremo contribui para a formação de áreas de instabilidade, sem definição prévia de regiões para o início das chuvas. Essas instabilidades já provocaram chuvas intensas, com destaque para o Itaim Paulista, que registrou 58 mm em 24 horas, além de volumes expressivos em Tremembé e Guarulhos.
A capital paulista permanece em estado de alerta para altas temperaturas desde segunda-feira e atingiu um recorde histórico: 36,2°C, o dia mais quente de dezembro desde 1961. O cenário é provocado por uma massa de ar quente e úmido, enquanto a aproximação de uma frente fria deve deixar o tempo mais chuvoso entre os dias 29 e 31, especialmente no Sudeste do país.

