São Roque inaugurou nessa quinta-feira (19) duas novas salas de parto humanizado na Santa Casa. A iniciativa integra o projeto de reforma da antiga sala de parto, agora transformada em dois ambientes totalmente equipados para oferecer mais conforto, segurança e acolhimento às gestantes e aos recém-nascidos.

Centro de Parto Normal segue diretrizes do Ministério da Saúde
A melhoria no Centro de Parto Normal atende às orientações do Ministério da Saúde e às diretrizes do parto humanizado. O modelo prioriza o protagonismo da mulher, o respeito às suas escolhas, a redução de intervenções desnecessárias e o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê desde os primeiros instantes de vida.
Segundo o prefeito Guto Issa, as novas salas foram preparadas para unir tecnologia, bem-estar e humanização. Ele destacou que a Santa Casa é referência na qualidade da maternidade e que o município segue investindo para proporcionar um ambiente mais tranquilo às mães no momento do nascimento.
Mais de mil partos registrados em 2025
A Santa Casa de São Roque é referência no atendimento de gestantes da cidade e da região. Em 2025, o hospital contabilizou 1.068 partos, sendo 509 normais e 559 cesáreos.
Os números reforçam a importância da unidade no cuidado materno-infantil e contextualizam a ampliação da estrutura voltada ao atendimento às gestantes.
Reforma e ampliação do Pronto Atendimento
Além das melhorias na maternidade, a Santa Casa também passa por reforma e ampliação do Pronto Atendimento (PA). O projeto prevê:
- Ampliação da sala de espera
- Ampliação da sala de emergência
- Implantação de um novo consultório médico
O novo PA contará ainda com novas cadeiras, aparelhos de ar-condicionado e televisores. Segundo a administração, as mudanças têm como objetivo otimizar o fluxo de atendimento, oferecer mais conforto aos pacientes e melhorar as condições de trabalho das equipes de saúde.
As obras representam uma atualização na estrutura da Santa Casa e integram as ações do município voltadas ao atendimento na área da saúde.

