Saúde de São Roque implanta confirmação de consultas via WhatsApp para reduzir faltas – O Democrata

A Secretaria de Saúde de São Roque iniciou a implantação de um novo sistema de confirmação de consultas na rede municipal de saúde. A partir deste mês, pacientes que aguardam atendimento passam a receber mensagens de confirmação por meio do WhatsApp.

Foto: Divulgação

As mensagens informam a data e o horário da consulta, a orientação para chegar com antecedência e os documentos necessários para o atendimento. Os avisos são enviados em diferentes momentos ao longo da semana que antecede a consulta, sempre pelo número (11) 91379-1297. Para garantir o atendimento, o munícipe precisa confirmar a presença apenas uma vez, diretamente pelo WhatsApp.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o número utilizado é exclusivo para a confirmação de consultas e não deve ser usado para esclarecimento de dúvidas ou solicitação de informações adicionais. Esses atendimentos continuam sendo realizados diretamente nas Unidades Básicas de Saúde onde o paciente será atendido.

O sistema já está em funcionamento na Unidade de Saúde do Guaçu. A previsão é que, até o final do mês de janeiro, a ferramenta seja implantada em todas as Unidades de Saúde e nos Centros de Especialidades do município.

A iniciativa busca reduzir o número de faltas às consultas na rede municipal. Em 2025, mais de 36 mil consultas deixaram de ser realizadas devido à ausência dos pacientes, impactando diretamente o acesso aos serviços de saúde.

Com a adoção do novo sistema, o Departamento de Saúde Municipal pretende otimizar o uso das agendas, ampliar o acesso aos atendimentos e aumentar a eficiência dos serviços prestados à população de São Roque.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.