A Sherwin-Williams, gigante norte-americana do setor de tintas, anunciou nesta segunda-feira (17) a aquisição da Suvinil, principal marca do mercado brasileiro, que pertencia à multinacional alemã Basf. O negócio, avaliado em US$ 1,15 bilhão, inclui também a marca Glasu! e marca a saída da Basf das operações B2C no Brasil.

A decisão da Basf já havia sido sinalizada em setembro de 2024, quando a empresa revelou sua estratégia de concentrar investimentos em insumos químicos, soluções industriais, agrícolas e nutrição. Com a transação, a Sherwin-Williams expande significativamente sua presença no mercado brasileiro de tintas. Antes com 6% de participação, a empresa agora lidera o setor ao incorporar a Suvinil, que detém 35% do mercado. Com isso, supera a Coral, da holandesa AkzoNobel, que possui 28% de participação.
A Sherwin-Williams, sediada no estado de Ohio, nos Estados Unidos, opera no Brasil com fábricas de tintas e uma divisão imobiliária, localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Sumaré (SP) e Taboão da Serra (SP). A aquisição reforça a presença da empresa no país e consolida sua posição no segmento de tintas decorativas.