Smart Sampa chega a São Roque e reforça sistema de segurança pública – O Democrata

São Roque contará em breve com uma nova ferramenta tecnológica de combate ao crime: o Smart Sampa. A solução de reconhecimento facial, criada pela Prefeitura de São Paulo, será implantada na cidade por meio de totens inteligentes instalados em pontos estratégicos do município.

Foto: Divulgação

De acordo com o prefeito Guto Issa, a iniciativa faz parte do Programa São Roque Mais Segura e amplia o monitoramento eletrônico já existente.

“Este é um programa revolucionário, implantado na capital pelo prefeito Ricardo Nunes, e que estará em São Roque nos próximos dias. Teremos câmeras com reconhecimento facial na Brasital e na Rodoviária, além de dispositivos de leitura de placas veiculares no Roteiro do Vinho. É um sistema que reforça o monitoramento eletrônico já existente e leva ainda mais segurança à nossa população”, afirmou.

O Smart Sampa é reconhecido como o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina, utilizando câmeras inteligentes com tecnologia de reconhecimento facial e leitura automática de placas para identificar casos de violência urbana, localizar foragidos e auxiliar na busca por pessoas desaparecidas.

Desde sua implantação na capital paulista, o sistema já contribuiu para a captura de mais de 2 mil foragidos e prisões em flagrante de mais de 3 mil criminosos.

A chegada do Smart Sampa reforça a estrutura já existente em São Roque, que conta com mais de 26 totens de vigilância distribuídos em diferentes regiões, incluindo Praça da Matriz, Maylasky, São João Novo, Carmo e Portal do Guaçu.

Essas ações integram o compromisso da administração municipal em ampliar a segurança pública e o monitoramento urbano.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.