O forte temporal que atingiu a Grande São Paulo na tarde de domingo (8) gerou ao menos 180 chamados para enchentes, segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo. A corporação também registrou 15 ocorrências de queda de árvores e dois chamados para desabamento até o final da tarde.

Mais cedo, a Defesa Civil havia emitido alerta para chuva forte e persistente nas zonas Oeste, Norte e Centro da capital. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Crise, os bairros de Vila Prudente, Ipiranga e Santo Amaro entraram em estado de alerta, enquanto o restante da cidade permaneceu em estado de atenção para chuvas intensas e alagamentos.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE-SP) registrou pontos de alagamento nas marginais Tietê e Pinheiros após a tempestade. Houve ocorrência na Marginal Tietê, na altura da Ponte Cruzeiro do Sul, no sentido Ayrton Senna/Castello Branco, e na Marginal Pinheiros, na Ponte Engenheiro Roberto Zuccolo (Cidade Jardim), no sentido Interlagos/Castello Branco.

Também foram registrados pontos de alagamento em vias da cidade, incluindo Avenida Vital Brasil e Rua Alvarenga, na zona oeste; Avenida Itaquera e Avenida José Pinheiro Borges, na zona leste; e Rua das Juntas Provisórias e Avenida Abraão de Morais, na zona sudeste.
A chuva também provocou a queda de dois trechos do muro do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. Um dos pontos fica na saída da Avenida Washington Luiz para a Avenida Bandeirantes, no sentido Jabaquara, onde uma faixa precisou ser interditada na manhã desta segunda-feira (9). O outro trecho caiu na Avenida Jurandir.
Segundo a Aena, concessionária que administra o aeroporto, as áreas foram isoladas e seguem sob monitoramento. Não houve feridos e os voos não foram afetados.
A instabilidade ocorre com o avanço de uma frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul, que pode provocar temporais isolados, pancadas de chuva, rajadas de vento e queda de temperatura. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para diversas regiões, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

