Uma série de tornados atingiu os Estados Unidos na noite de quarta-feira (2), afetando Missouri, Arkansas, Mississippi, Oklahoma e outros estados. O fenômeno provocou queda de árvores, destelhamento de casas, capotamento de veículos e danos à rede elétrica, deixando centenas sem energia.
Em Indiana, um armazém desabou parcialmente, prendendo uma pessoa sob os escombros, enquanto bairros inteiros foram destruídos em Missouri e Oklahoma. O Serviço Nacional de Meteorologia chegou a emitir um alerta máximo de tornado para Arkansas, onde a governadora Sarah Huckabee Sanders declarou estado de emergência e liberou US$ 250 mil para os esforços de recuperação.
Meteorologistas explicam que a combinação de calor intenso, umidade do Golfo do México e ventos fortes gerou condições propícias para as tempestades. A previsão indica que o sul e o centro-oeste dos EUA continuarão enfrentando chuvas intensas até sábado (5), com riscos de inundações que podem afetar mais de 1,4 milhão de pessoas.
There is no way this tornado is not a mid level EF-4 or possibly higher tornado. Again, damage reports will tell us for sure, but behavior wise this is as violent as it gets folks. #Tornado Lake City, Arkansas pic.twitter.com/KGljcNTnBz
— Mr ashen (@TheOfficialMrA1) April 3, 2025