Brasiliana por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

Então olhei para o campo e ví o Brasil …

– Quero saber apresenta:

” …  a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou a relação dos usuários prévios que poderão usar os nomes protegidos como Indicações Geográficas no Acordo Mercosul-União Europeia. O Acordo Mercosul-União Europeia foi assinado em 2019, o acordo entre os dois blocos constituirá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo ao integrar um mercado de 780 milhões de habitantes e aproximadamente a quarta parte do PIB global. Para entrar em vigor, o tratado depende da aprovação pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu…”
* O Acordo Mercosul – UE tem exigências?

* É preciso estar tudo ok para começar?

* É um mercado de quase 800 milhões de pessoas?

   A IG – Indicação Geográfica poderá ser usada no Acordo Mercosul – União Europeia – Foto: Reprodução /Internet
Os queijos Fontina, Gorgonzola, Grana, Gruyère/Gruyere, Parmesão e as bebidas tipo Genebra e Steinhaeger/Steinhäger, mesmo que produzidos no Brasil, utilizam como registro o nome de regiões europeias, configurando Indicações Geográficas daquele território. Para continuar utilizando esses nomes de referência a partir do Acordo do Mercosul com a União Europeia, os produtores devem comprovar que já usavam comercialmente os termos associados às IGs referidas. No início do ano, Mapa fez uma consulta pública e estabeleceu um prazo de 60 dias para o envio de documentação comprobatória do direito de pessoas físicas ou jurídicas de continuar a usar os nomes. É bom e urgente que se cumpram todos os procedimentos para que o Acordo seja finalmente implementado. (www.agricultura.gov.br)
– Por agora é isto. Boa semana, forte abraço com paz, sossego, tranquilidade e felicidades. Até a próxima palavra Brasiliana.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.