O Banco Central anunciou que, a partir de setembro, será regulamentado o Pix Parcelado, uma nova funcionalidade que permitirá o pagamento de compras e transferências em parcelas, utilizando uma linha de crédito formal com as instituições financeiras.
A novidade beneficiará especialmente os cerca de 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito, oferecendo uma alternativa para parcelar valores mais altos com taxas potencialmente menores que as do cartão. O comerciante receberá o valor integral na hora, enquanto o comprador poderá pagar em parcelas acrescidas de juros.
Segundo o presidente do BC, Gabriel Galípolo, o recurso não substituirá o cartão de crédito, mas ampliará as opções de pagamento no comércio e entre pessoas. Ele também destacou que a evolução do Pix aumentou os custos de manutenção do sistema, reforçando a necessidade de maior autonomia orçamentária e política para a instituição.
O Pix Parcelado poderá ser usado tanto para compras quanto para qualquer tipo de transferência, representando uma nova alternativa de crédito no mercado.
Com informações do Olhar Digital.