CANA DE AÇÚCAR
Na primeira quinzena de outubro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 33,83 milhões de toneladas ante a 32,93 milhões da safra 2023/2024 – aumento de 2,75%. No acumulado da safra 2024/2025 até 16 de outubro, a moagem atingiu 538,85 milhões de toneladas, ante 526,43 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo anterior – crescimento de 2,36%.
TERMELÉTRICAS
Em levantamento da Associação da Indústria da Cogeração de Energia (Cogen) e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), o montante total de garantia física de termelétricas a biomassa – que compreende a produção movida a bagaço de cana-de-açúcar, licor negro, resíduos de madeira, biogás entre outras – obteve um acréscimo de 399,8 MWmédios, 17% acima do registrado em relação ao ano anterior.
AVANÇOS
O mundo está olhando para o agro paulista. Essa é a avaliação do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, ao retornar de uma intensa agenda de compromissos na Europa. Pela primeira vez em sua história, o governo de São Paulo visitou a sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. Piai também esteve em Paris para visitar um dos maiores eventos do setor alimentício no mundo: a SIAL Paris.
TRANSIÇÃO
O governador Tarcísio de Freitas participou, do Fórum Transição Energética, promovido pela Revista Veja. Durante o evento, reiterou a importância da transição energética como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado. De acordo com o Plano Estadual de Energia 2050, há uma expectativa de investimento de quase R$ 20 bilhões por parte da iniciativa privada nesse setor, gerando oportunidades de emprego e renda para os paulistas.
ENERGIA
O estado de São Paulo está se consolidando como um polo estratégico de investimentos em data centers, com expectativa de atrair R$ 70 bilhões no setor. Para atingir esse objetivo, o governo paulista intensifica o desenvolvimento de fontes renováveis, como energia solar e bioeletricidade, a fim de sustentar a demanda crescente desses centros de dados, essenciais na era digital.
TRANQUILIDADE
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, considerar constitucional a compensação de reserva legal entre propriedades situadas no mesmo bioma, que é como consta na Lei literalmente, em vez da tese alternativa de identidade ecológica. O relator do processo, ministro Luiz Fux, destacou que a compensação dentro do mesmo bioma atende à lógica de preservação ambiental estabelecida pelo Código Florestal. O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, comentou a decisão, destacando que ela traz uma garantia de segurança jurídica para os produtores rurais.
MAPA
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi representado na 16ª Cúpula do BRICS, que ocorreu em Kazan, na Rússia, pelo Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, como parte da delegação brasileira liderada pelo Chanceler Mauro Vieira. O evento, presidido pela Rússia, reúniu líderes de países como China, Índia, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e África do Sul, com a participação remota do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
SAFRA DE GRÃOS 2024/2025
Nesta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciam as pesquisas em todo o país para compor o 2º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25. O trabalho contempla todos os estados da federação, com saídas de campo em São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso, Sergipe e Alagoas.
24ª DATAGRO
O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Perez Júnior, participou da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, que aconteceu em São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro. O evento celebrou os 40 anos da Datagro e 100 anos do etanol no Brasil. (Com informação de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista