AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

LIMITES
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participaram de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados sobre o registro de defensivos agrícolas. Na audiência, a ministra antecipou parte dos resultados do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes de 2018. Segundo ela, 97% dos produtos vegetais analisados estavam dentro dos limites de resíduos. 
DEFESA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai destinar os US$ 195 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a programas para garantir que o Brasil continue livre da febre aftosa, aumente as áreas sem a peste suína clássica (PSC) e da mosca da carambola, com a estruturação e a modernização da defesa agropecuária.
REAF

Delegações dos países do Mercosul, que participam da 31ª Reunião Especializada em Agricultura Familiar (Reaf), realizada em Chapecó (SC) apresentaram propostas para agregar valor aos produtos dos agricultores familiares, assim como mais acesso a mercados regionais e internacionais. 
CENSO AGROPECUÁRIO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dia (25) os dados consolidados do Censo Agropecuário de 2017. O levantamento foi feito em mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários de todo o país e destaca, dentre outras, informações sobre agricultura familiar, mecanização. Para se ter uma idéia, o acesso à internet cresceu 1900% de 2006 para 2017. O acesso à telefone passou de 1,2 milhão para 3,1 milhões.
CLASSIFICAÇÃO

Um aplicativo para dispositivos móveis permitirá que produtores rurais classifiquem os solos de diferentes áreas de sua fazenda. Com isso, cada talhão da propriedade poderá receber destinação adequada de acordo com o tipo de solo. Idealizado pela Embrapa Solos (UEP Recife, PE) em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária (SP), o SmartSolos vai permitir que o produtor rural tenha a classificação do solo de maneira fácil e automática. 
TAXAÇÃO

A revisão da Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em consulta pública até 30 de novembro, foi tema de discussão da reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O diretor da Agência, Rodrigo Limp, esteve presente para explicar a possível cobrança de taxa para utilização da rede elétrica dos geradores de energias fotovoltaicas. O colegiado é contra a cobrança, por acreditar que a medida irá desestimular os investimentos em energias renováveis nas propriedades rurais em todo o país.

SOCIEDADE NACIONAL DE AGRICULTURA

Após apresentarem reação em setembro, os preços do leite no campo voltaram a registrar tendência de queda em outubro. De acordo com a pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o preço pago ao produtor em outubro, referente ao leite captado em setembro, foi de R$ 1,3635/litro na “Média Brasil” líquida, ligeira queda de 0,68% em relação ao mês anterior, mas forte recuo de 7,6% em relação à de outubro/18, em termos reais (valores foram deflacionados pelo IPCA de setembro/19). De um modo geral, os preços do leite pagos ao produtor apresentam tendência sazonal de queda a partir de setembro.
ISRAEL

O portal Agrolink, noticiou que o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley encerrou dia (30/10) em Cuiabá, a visita de três dias em Mato Grosso. Além da capital, o diplomata visitou as cidades de Campo Novo do Parecis, Diamantino e Sorriso. A visita de Shelley foi organizada pela Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir). Falando em português, o embaixador Yossi Shelley, ressaltou a força agrícola das cidades onde passou.  
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com