AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

CLIMA

O Instituto Nacional Meteorológico (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou novo Boletim Agroclimatológico Mensal, que traz mais informações para auxiliar o produtor rural. O novo informativo faz parte das comemorações aos 110 anos do Instituto, completados no dia 18 de novembro. A cerimônia de comemoração e lançamento do boletim ocorreu no dia 13 deste mês, na sede do Inmet, em Brasília.
NOMEAÇÃO
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está autorizado a nomear 100 candidatos aprovados e não convocados no concurso público realizado em 2017 para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário. As nomeações deste ano são excedentes, pois a seleção de 2017 ofereceu 300 vagas que já foram preenchidas em 2018. As nomeações foram autorizadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a título de provimento adicional. 
VERDES

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) assinou, dia (21), o memorando de entendimento com a organização não governamental Climate Bonds Initiative (CBI) para desenvolvimento do mercado de títulos verdes do setor agropecuário brasileiro. Com este ato, o Ministério da Agricultura busca estimular novas fontes de financiamento da agropecuária brasileira, promovendo práticas e tecnologias sustentáveis.
ANTIBIÓTICOS

Na Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos (WAAW, sigla em inglês), especialistas e técnicos participaram do debate sobre resistência antimicrobiana nas saúde animal e humana. O evento foi promovido, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal.
CERTIFICAÇÃO

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia, realiza a genotipagem dos alelos A1 e A2 do gene da beta-caseína nos animais, no leite e nos derivados do leite. O teste identifica a presença do alelo A1 em leite e derivados, agregando confiança e credibilidade ao produto “Leite A2” –, mais renda ao produtor e saúde ao consumidor. Pesquisas atuais revelam que alguns distúrbios gastrointestinais podem estar relacionados ao consumo do leite que contém a proteína do tipo beta-caseína A1.
DESCARBONIZAÇÃO

O governo publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria, que regulamenta o mercado dos Créditos de Descarbonização (CBIOs). O programa, que representa a nova política de combustíveis, entra em vigor em janeiro de 2020. A portaria regulamenta o enquadramento de projetos prioritários no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. 

DESMATAMENTO
Em reunião com ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ficou definido que a Embrapa fará, num prazo de 30 dias, a diferenciação do desmatamento legal do ilegal. Com o objetivo de discutir medidas de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal no Brasil, parlamentares da FPA se reuniram, dia (20), com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Durante encontro, Salles anunciou um plano com diversas ações para incentivar a preservação da Amazônia.
PIB-AGRO

O PIB do Agronegócio brasileiro cresceu 0,73% em agosto, de acordo com cálculos realizados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e com a Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz). Diante disso, o aumento no acumulado do ano (de janeiro a agosto) passou a ser de 1,38%.
CARNES

De acordo com pesquisas do Cepea, os preços das três carnes mais consumidas no País – frango, bovina e suína – estão em trajetória de alta nos mercados atacadistas. Os reajustes mais intensos têm sido verificados para a carcaça casada do boi. A carne suína, por sua vez, apresenta movimento de alta acima da verificada para o frango. Esse cenário tem favorecido a competitividade da carne de frango frente a essas substitutas, especialmente em relação à bovina. 
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com