AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

AGREGADO
A ministra Tereza Cristina participou da inauguração de indústrias de farelo de soja e refinaria de óleo do grão em Dourados (MS), desenvolvidas pela Coamo – Agroindustrial Cooperativa. Na cerimônia, a ministra destacou que este é um dos maiores empreendimentos da América Latina para esmagamento de soja. As indústrias agregarão valor à soja exportada, com a produção de farelo e refino de óleo.
INCENTIVO

A convite da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, apresentou o programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade, durante Seminário sobre Agricultura Familiar Brasileira, Pequenas e Médias Empresas e Bioeconomia, realizado na sede do organismo internacional, em Paris, e promovido pelo Green Rio.
PARCERIA

O Ministério da Agricultura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria para a participação do Sebrae no Programa AgroNordeste, plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Entre as ações do Sebrae no programa AgroNordeste estão a assistência técnica gerencial, a capacitação empresarial para jovens no campo entre outras. 
MECANISMOS

A ministra da Agricultura Tereza Cristina disse que a manutenção das mulheres e dos jovens no campo é fundamental para o desenvolvimento da atividade agropecuária do país. A declaração foi feita durante discurso de abertura do Seminário Alimento e Sociedade, evento realizado na sede da representação brasileira do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA Brasil).
PROGRAMA

O Ministério da Agricultura lançou o Programa Agro Gestão Integrada de Riscos, o Proagir. O objetivo é integrar todas as ações relacionadas à gestão de risco climático e também difundir a importância da contratação de um seguro rural. Em 2020, o Governo Federal destinará R$ 1 bilhão para subvencionar a contratação de apólices, o maior montante desde a criação do seguro rural, em 2004.
EMERGÊNCIA

O governo federal publicou no Diário Oficial da União uma Medida Provisória que institui o auxílio emergencial pecuniário para os pescadores profissionais artesanais que foram atingidos pelas manchas de óleo no litoral brasileiro. Serão beneficiados os pescadores inscritos e ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira, com atuação em área marinha ou estuarina, domiciliados nos municípios afetados. 
AGRO EXPO

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria lançou no dia (28), no Palácio dos Bandeirantes, o Agro Expo International, evento desenvolvido para proporcionar uma experiência imersiva aos principais players do setor e estimular a geração de novos negócios e investimentos. “O agro tem uma importância capital para nosso estado. São Paulo representa 22% de toda a produção do agro nacional.  Somos líderes mundiais em açúcar, álcool, etanol e suco de laranja, temos posições destacadas em grãos e proteína animal” disse Doria.
GUARANAZEIRO

Estudos realizados pela Embrapa Amazônia Ocidental (AM), em parceria com três universidades brasileiras, demonstraram que o guaranazeiro possui microrganismos com potencial biotecnológico para agricultura e saúde humana. Ferramentas de biologia molecular permitiram desvendar cientificamente um “micromundo” com milhares de endofíticos (organismos inofensivos à planta) no microbioma dessa espécie. Esses estudos levaram à prospecção de microrganismos e moléculas de interesse para a agricultura e saúde humana.

PÚBLICO PRIVADAS
Comissão Especial destinada a analisar a nova Lei Geral de Concessões (LGC), aprovou, o relatório do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). O PL 7063/2017 trata sobre as Parcerias Público-Privadas e pretende reduzir o valor mínimo dos contratos por Estados, Municípios e Distrito Federal. O parlamentar explicou que o texto busca resolver questões centrais que não garantem agilidade às concessões. 

EDITOR
O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 62 anos, é paulistano do bairro do Brás. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, onde agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com