AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

MERCOSUL

Foi realizada a 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul) em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos. O encontro reuniu os presidentes Jair Bolsonaro, Mario Abdo Benítez (Paraguai), Mauricio Macri (Argentina) e a vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) integrou a delegação que acompanhou o presidente Bolsonaro.
CLIMA

O Ministério da Agricultura, aderiu à Plataforma de Ação Climática da América Latina e Caribe (Placa). A cerimônia de lançamento e adesão ocorreu, no Pavilhão do Chile na 25ª Conferência das Partes da Conferência-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O Embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci, representou a Ministra Tereza Cristina na ocasião.
SOLO

O Ministério da Agricultura, realizou seminário para marcar o Dia Mundial do Solo (dia 5). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância de manter os solos saudáveis para garantir a sustentabilidade ambiental e o bem-estar humano. O tema escolhido para a celebração deste ano foi “Pare a erosão do solo, salve nosso futuro”.
PREÇO MÍNIMO

O projeto de lei que estende a aplicação de política de preços mínimos aos produtos derivados de matérias-primas perecíveis (frutas de maneira geral) foi aprovado, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. O PL 764/2019 que é de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) destaca que o benefício será dado às agroindústrias que adquirirem produtos perecíveis de agricultores familiares ou de pequenos e médios produtores rurais e promoverem o seu processamento.
EMBRAPA

Duas pesquisadoras da Embrapa estão entre os cientistas mais influentes do mundo. A conclusão é de uma pesquisa elaborada pela consultoria britânica Clarivate Analytics e divulgada no dia 19 de novembro. Figuram na classificação as engenheiras de alimentos Henriette Azeredo, da Embrapa Agroindústria Tropical, e Renata Tonon, da Embrapa Agroindústria de Alimentos. 
OPORTUNIDADE

As ações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para ampliar a participação dos pequenos agricultores do país aos mercados público e privado ganharam mais um reforço. É que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta semana um Termo de Execução Descentralizada (TED) que destina R$ 617 mil ao projeto operado pela estatal chamado Encontro de Oportunidade de Negócios da Agricultura Familiar, com previsão de execução até junho de 2020.
MAMÃO 

Segundo informação do site Hfbrasil, o mamão e manga já têm zeradas as tarifas de entrada na União Europeia, justamente devido à forte dependência que o bloco tem na importação dessas frutas do Brasil. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de mamão, ficando atrás apenas do México. Quando se trata da União Europeia, o País é o maior fornecedor da fruta, tendo pouca concorrência. 
MANGA

O Brasil é o principal fornecedor da União Europeia, com participação de 35% do volume adquirido pelo bloco em 2018, mas é seguido de perto pelo Peru, com 31%, segundo o Trade Helpdesk. Nos últimos anos, a participação brasileira tem caído, o que torna cada vez mais importante manter-se competitivo neste mercado.
AGROCENÁRIO 2020

Em sua participação no evento em Brasília, AgroCenário 2020 – “Cultivando o progresso da agricultura brasileira”,  a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse; esse é o grande gargalo. “Não adianta termos tecnologia de primeira se grande parte dos produtores brasileiros é pequena. A média é de seis módulos. Esse produtor não tem acesso, mas essa terra toda poderia estar produzindo o triplo do que está produzindo. Para isso é preciso renda”.
BRUXELAS

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) foi a Bruxelas para uma série de compromissos com representantes da União Europeia e associações de produtores rurais do continente. A intenção é criar uma agenda de consenso sobre pontos ainda divergentes do acordo Mercosul-UE. O presidente da entidade, Marcelo Vieira, participou terça-feira, 03 de dezembro, de um simpósio sobre o comércio internacional de alimentos promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com