AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

ÍNDIA

A ministra Tereza Cristina anunciou uma das primeiras agendas de 2020, quando irá à Índia em janeiro, acompanhando a missão oficial do presidente Jair Bolsonaro, para tratar da ampliação do mercado com o país. Parcerias na produção de etanol serão um dos temas, segundo a ministra. “Um dos pedidos do primeiro-ministro Narendra Modi quando esteve aqui na reunião de Cúpula do Brics foi tratar de bioenergia”, disse a ministra.
VALOR BRUTO

Com a chegada do fim de 2019, a estimativa do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) é de R$ 617 bilhões (com base nos dados de novembro). Um crescimento de 2,1% em relação ao valor obtido em 2018, que foi de R$ 604,5 bilhões. Com a nova estimativa, o valor deste ano se iguala ao VBP de 2017, o maior já registrado e considerado excepcional para a agropecuária do país.
CLIMA

O verão no Hemisfério Sul começou dia (22) à 1h19 e termina no dia 20 de março de 2020 às 3h50 (Horário de Brasília). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não deverá haver influência do fenômeno El Niño ou La Niña no período, o que indica que as chuvas ficarão dentro da normalidade no período. Segundo análise do Inmet, as condições da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico Equatorial estão dentro das suas características normais, sem significativos desvios em relação à média.
CIDADANIA NO CAMPO

Na quinta edição do Seminário Cidadania no Campo – Município Agro, que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está realizando em diversas regiões do Estado, a gestora da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Juliana Cardoso, esteve em Pindamonhangaba, no dia 5 de dezembro, esclarecendo para cerca de 80 participantes, dúvidas sobre o sistema que fortalece a parceria entre os poderes públicos estadual e municipal.
ETANOL

A Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) irá demandar nos próximos 10 anos um aumento de quase 100% na produção de etanol no Brasil. Dados divulgados, pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), apontam que a produção de etanol na região Centro-Sul, na safra 2019/2020, deve atingir 33,1 bilhões de litros, valor recorde na série histórica. 
CAMINHONEIROS

Cerca de 100 mil caminhoneiros autônomos de todo o país devem ser beneficiados com a criação de cooperativas de transporte rodoviário de cargas. Lançado pelos ministros da Cidadania, Osmar Terra, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Roda Bem Caminhoneiro tem o objetivo de melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria.
BALANÇO

Na última reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), membros da bancada receberam, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para realizar um balanço de ações de 2019 dos respectivos Ministérios. O presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), destacou que as duas pautas (agricultura e meio ambiente) não são antagônicas e andam juntas.
SOJA

A produção de soja na safra 2019/20 será de 123 milhões de toneladas, segundo estimativa do vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco. No entanto, ele chama a atenção para a ocorrência de atrasos no plantio em relação à última safra. “Essa situação poderá afetar o potencial produtivo”, adverte. Além disso, para o vice-presidente da SNA, a safra brasileira irá superar a dos Estados Unidos (fato inédito até então). 
SUSTENTÁVEL

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) convidou grupos de agricultores europeus para vir ao Brasil conhecer modelos de produção considerados referência entre os brasileiros. A intenção é apresentar esses exemplos aos estrangeiros para referendar o País como padrão de sustentabilidade e inovação no campo. Para a entidade, é uma prioridade melhorar a imagem do Brasil perante a comunidade internacional, por meio do aumento do diálogo e, principalmente, do contato direto com a nossa realidade.
ESCRITÓRIO

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveu dia (15/12), em Jerusalém (Hotel David Citadel), cerimônia de inauguração do Escritório da Apex-Brasil em Israel. O evento contou com a presença do Primeiro Ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, acompanhado de sua esposa, Sara Netanyahu.