AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

VIAGEM

As viagens internacionais dos animais de estimação exigem uma série de cuidados de seus tutores, para não correr o risco de o amigão ser barrado no aeroporto por falta dos documentos necessários: atestado de saúde, comprovante de vacina e identificação eletrônica do animal com microchip implantado sob a pele (exigido apenas para viagens fora dos Estados Unidos). As exigências valem para cães e gatos. Sem o atendimento delas, o pet não embarca.
GENÉRICOS

O ato nº 91, do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado no Diário Oficial da União, traz o registro de 36 defensivos agrícolas genéricos, ou seja, com base em ingredientes ativos que já estavam presentes em outros produtos existentes no mercado. O objetivo da aprovação de produtos genéricos é aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos defensivos, o que faz cair o custo de produção.

BOI/CEPEA

O ano de 2019 deve ser lembrado por muito tempo pela pecuária nacional. Segundo pesquisadores do Cepea, depois de atravessarem o primeiro semestre registrando pequenas oscilações, os preços do boi gordo e da carne passaram a subir no início do segundo semestre, sendo alavancados em novembro, quando atingiram recordes reais. Já em dezembro, os valores se enfraqueceram, mas, ainda assim, encerraram o ano em patamares elevados. 
OVOS

De acordo com dados do Cepea, os preços dos ovos iniciaram 2019 em baixa, devido à maior oferta do produto, típica de início de ano, e à menor demanda nessa época, por causa das férias escolares. Porém, as cotações voltaram a se recuperar no correr de 2019, encerrando dezembro em alta, devido à valorização das principais carnes consumidas pelos brasileiros (bovina, suína e de frango), o que aumentou o consumo de ovos. 
ETANOL
Mesmo com a maior produção na safra 2019/20, os preços dos etanóis anidro e hidratado subiram. Segundo pesquisadores do Cepea, com volumes recordes a cada mês, o consumo foi se fortalecendo ao longo de toda a temporada, influenciado pela vantagem do biocombustível frente à gasolina C nas bombas.

COMUNICAÇÃO

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, o Projeto de Lei, que altera a Lei Geral de Telecomunicações e permite a prestação de serviços de telecomunicações por cooperativas. O parecer do relator, membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Zé Vitor (PL-MG), foi favorável à proposta. 

INTELIGENTE 

O portal Agrolink publicou que o campo está muito longe das imagens rurais típicas associadas à agricultura e representa a aplicação de IoT, inteligência artificial (IA), big data, veículos aéreos não tripulados (drones) etc. para otimizar a produtividade das culturas de maneira ambientalmente correta, de maneira sustentável. Com isso, a chamada “agricultura inteligente” vem ganhando espaço.
TRIGO

As cotações do trigo em grão seguem em alta no Brasil, refletindo a oferta limitada do cereal no mercado doméstico. Segundo colaboradores do Cepea, vendedores estão afastados das negociações, com expectativas de maiores valorizações no primeiro trimestre de 2020, devido ao dólar em patamar elevado e à nova política de exportação na Argentina – na última semana, o novo governo argentino anunciou proposta de elevação da taxa de exportação, de 6,7% para 12%, conforme a Bolsa de Rosário.
URUGUAI
O jornal uruguaio El Pais editoria rural, informou que a maior área plantada com trigo mais do que compensou um menor rendimento nesta safra de inverno e levou a uma maior produção de cereais, de acordo com a Pesquisa Agrícola “Primavera de 2019” do Escritório de Estatísticas Agrícolas (DIEA) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (MGAP) divulgado dia 22.
ARGENTINA

Nova formação do Congresso Nacional: mais agricultura, mas menos interior. O Bacharel em Ciência Política da Fundação Barbechando, Florencia Ricchiuti, analisou a representatividade do setor na legislatura. Raramente o setor tem tantos representantes, disse ele. “Raramente houve tantos representantes identificados ou provenientes do setor agrícola como existem hoje no Congresso Nacional”, disse Florencia Ricchiuti , diretora executiva da ONG Fundação Barbechando.

Veja também o quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.