AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

ETANOL

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou quinta-feira (22), em Nova Déli (Índia), do Seminário sobre Oportunidades em Energia e Mineração. No evento, a ministra defendeu que a Índia, em parceria com o Brasil, amplie a produção e uso de etanol. A ministra integrou a delegação do presidente Jair Bolsonaro no país. No sábado (25), foram assinados 12 acordos comerciais. 
COMITIVA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da missão oficial do Ministério da Agricultura à Índia para ampliar e diversificar o comércio com o país asiático. O diretor de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, compõs a comitiva, que participou de uma série de visitas, encontros e reuniões com empresários e autoridades.
COOPERAÇÃO

Os governos do Brasil e da Índia firmaram sábado (25) declaração conjunta para cooperação na área de produção animal. O documento foi celebrado entre o Ministério da Agricultura, e o Ministério da Pesca, Pecuária e dos Laticínios da Índia (Departamento de Pecuária e Lácteos – DAHD), durante a visita de Estado do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático. Na declaração, Brasil e Índia referendaram memorando de entendimento entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Departamento de Pecuária e Lácteos da Índia, firmado em 2016, para capacitação de técnicos indianos em fertilização in vitro.

CEBOLA E MAMÃO

A cebola voltou a ser destaque com a queda de preços nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. No 1º Boletim Prohort 2020, divulgado no dia (23), o produto indispensável na cozinha brasileira registrou baixas no último mês de até 26,51% em Curitiba (PR) e de 23,20% em Vitória (ES). 
BRASIL E COLOMBIA

As políticas públicas brasileiras de inclusão econômica no meio rural e de combate à fome chamam a atenção do mundo. Atualmente, o país desempenha um importante papel na disseminação de boas práticas e na formação de capacidades na América do Sul. 
NOBEL

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promoveu uma, palestra com a Prêmio Nobel de Química em 2018, Frances Hamilton Arnold. Ela  abordou o tema “Inovação sustentável na agricultura”. A palestrante estadunidense é engenheira química e recebeu o Nobel por A evolução dirigida de enzimas. 
TRIGO

O portal argentino Agrofly informou que A Bolsa de Rosário e o Guia Estratégico para a Agro revelaram que 1,78 milhão de hectares foram semeados. Este valor foi superior à estimativa feita. Mas essa campanha também foi atravessada por momentos críticos devido à falta de água. Apesar dessa complicação, a safra reverteu a situação e produziu 57% a mais que no ano passado. 
ANIVERSÁRIO

Agricultoras nordestinas produzem alimentos de forma sustentável na zona leste de SP. No sábado dia 25 de janeiro o município de São Paulo completou 466 anos. Na data, recordou a migração nordestina que foi fundamental para o desenvolvimento da metrópole no século 20. 
MAÇÃ

A disponibilidade de maçãs nacionais continuou limitada na semana passada (20 a 24/01). Apesar do pequeno volume de gala colhido da safra 2019/20 em alguns pomares, pouco foi classificado, embalado e comercializado nos últimos dias e a oferta permaneceu concentrada nos últimos lotes estocados de fuji da campanha anterior.

ETANOL/CEPEA

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, com júbilo, comemora neste ano o 10º aniversário de divulgação do Indicador Diário do Etanol Hidratado ESALQ/BM&FBovespa, posto Paulínia (SP). São quase 2,5 mil dias de divulgações ininterruptas desde o início da sua publicação, em 25 de janeiro de 2010.
RIO DE JANEIRO

Cerca de R$ 900 mil foram aplicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab,) no Rio de Janeiro, em apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar ao longo de 2019. A ação ocorreu por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea. Foram operacionalizados 9 projetos que beneficiaram 195 produtores, vinculados a cooperativas e associações da região.