AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

MARROCOS
O Marrocos reconheceu o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) apresentado pelo Brasil para a exportação de pescado para aquele país. Segundo o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério, Jorge Seif Júnior, no ano passado, o Marrocos importou o equivalente a US$ 240 milhões em pescados de todo o mundo. “O Brasil poderá fazer parte desse mercado”, afirmou o secretário.
ALEMANHA

Começa esta semana a maior feira de produtos orgânicos do mundo, a Biofach 2020. O evento acontece em Nuremberg, na Alemanha, entre os dias 12 e 15 de fevereiro, reunindo visitantes e expositores de diversos países. Para representar o Brasil, dez empreendimentos da agricultura familiar orgânica – cooperativas, agroindústrias e empresas que promovem a inclusão econômica e social de pequenos produtores – foram selecionados por chamada pública e irão participar do evento.

IMPULSO

A autorização para a comercialização de produtos de origem animal entre cidades que integram o mesmo consórcio público, responsável pelo serviço de inspeção, deverá trazer avanços significativos no cenário econômico dos municípios associados. A avaliação é de representantes de consórcios organizados em várias partes do país que consideram a entrada em vigor do Decreto, do Ministério da Agricultura, um marco na realidade socioeconômica dos municípios envolvidos. 
COMPETÊNCIA

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA) publicou dia (5) a Instrução Normativa 01, que institui o “Relatório Anual de Produção da Aquicultura em Águas da União”. O objetivo da norma será fiscalizar o cumprimento do contrato de cessão de uso de espaços físicos dessas águas, para fins de aquicultura, celebrados pela União. Todo o cessionário de área em águas da União deverá apresentar este relatório. 
INDÍGENAS

O presidente Jair Bolsonaro assinou, durante a cerimônia de 400 dias de governo, um projeto de lei para regulamentação da mineração e geração de energia elétrica em terras indígenas (PL 191/2020). O texto, que será encaminhado ao Congresso Nacional, dispõe sobre a possibilidade de os indígenas explorarem economicamente suas terras com atividades como agricultura, pecuária, extrativismo e turismo. 
123 ANOS

Questões relacionadas à produtividade, competitividade, preservação ambiental, comércio internacional e perspectivas para o agro em 2020, foram debatidas na comemoração do 123º aniversário da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no dia 31 de janeiro. Autoridades governamentais, lideranças do Agro, políticos, empresários, produtores e economistas participaram do almoço na sede da entidade, no Rio de Janeiro. 
ACADEMIA

No evento comemorativo dos 123 anos da SNA, quatro novos acadêmicos tomaram posse na Academia Nacional de Agricultura. As comendas foram entregues pelo presidente da entidade, Caio Carvalho. Cristina Baran é editora da revista A Lavoura há 40 anos e vem atuando na modernização da publicação, incluindo sua versão online e presença nas redes sociais da internet. 
CAFÉ SOLÚVEL

Em 2019, o Brasil exportou um volume físico de café solúvel equivalente a 91,96 mil toneladas, que correspondem a aproximadamente 4 milhões de sacas de 60kg. Tal performance constitui um novo recorde para o setor de café solúvel do Brasil, pois representou aumento de 7% em comparação com 2018, cujas exportações atingiram 85,97 mil toneladas, volume equivalente a 3,72 milhões de sacas de 60kg.
CONEXÃO
Nos Estados Unidos o USDA (equivalente ao Mapa) investiu US $ 13,3 milhões em dois projetos de infraestrutura de banda larga de alta velocidade que criarão ou melhorarão as áreas rurais. e-Connectivity para mais de 1.000 famílias rurais no sudeste de Oklahoma. Este é um dos muitos anúncios de financiamento na primeira rodada de investimentos do Programa Piloto ReConnect do USDA.
LEITE
O preço do leite pago ao produtor em janeiro (referente ao volume captado em dez/19) foi de R$ 1,36835/litro na “Média Brasil” líquida, alta de 1,1% frente ao mês anterior e 2,2% acima do observado em jan/19. Este é o maior preço real da série histórica do Cepea para um mês de janeiro.