AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

ABASTECIMENTO
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou que a agropecuária brasileira segue produzindo com êxito e abastecendo o mercado. “O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou, referindo-se às mudanças na rotina dos brasileiros, impostas pela pandemia do coronavírus.
HORTALIÇAS

Em tempos de economizar na quantidade de vezes que se sai às compras, vale investir em produtos mais baratos. No caso das hortaliças, a batata apresentou queda de preços generalizada nas Centrais de Abastecimento do país em fevereiro, o que deve se refletir também nos mercados neste mês. Os valores foram divulgados, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).
GARANTIA-SAFRA

Agricultores familiares de 92 municípios receberão o benefício do Garantia-Safra, referente à safra 2018/2019, neste mês. A autorização do pagamento do benefício contemplará 76.635 unidades familiares, tendo em vista a comprovação de perda por seca nesses municípios. A Portaria nº 9, que determina o pagamento, foi publicada pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. 
PRIORIDADES

A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo realizou na última semana um encontro com as Superintendências Federais de Agricultura para alinhar estrategicamente as ações, visando a boa execução das políticas para a agricultura familiar. O evento teve rodadas de apresentações e debates sobre as políticas públicas do Ministério da Agricultura (Mapa). 

DOAÇÃO

Uma ação conjunta envolvendo o Ministério da Agricultura, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as secretarias estaduais de saúde e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) viabilizou a doação, por parte do setor sucroenergético, de álcool para a fabricação de gel e solução de álcool 70 para assepsia de estabelecimentos da rede pública de saúde.
VISITA

O total de 24 jornalistas e influencers do agronegócio, de 11 Estados brasileiros, conheceu trabalhos científicos desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), na área de pecuária de corte e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. Os comunicadores visitaram, em 11 de março, o Polo Regional de Colina da APTA, a convite da empresa Trouw Nutrition, parceira da Agência no desenvolvimento de tecnologias para a área de pecuária de corte.
OUTONO
A previsão do outono, que começou sexta-feira (20), indica neutralidade do fenômeno El Niño (diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico). De acordo com informações do Prognóstico Climático de Outono do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de ocorrência do fenômeno é de 65% durante a nova estação do ano. A chuva deve ficar entre a média e acima da média em boa parte do Brasil durante a nova estação, inclusive na região Sul.
PARANÁ

O agronegócio é responsável por 33,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, valor que, em 2017, chegou a R$ 142,2 bilhões. Os estudos foram feitos pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas em um determinado período, e agronegócio é um termo derivado de agribusiness, inventado por professores da Universidade de Harvard em 1957. 
AUTORIZAÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou, pedido da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para produção, doação e transporte de álcool hidratado 70º INPM. O objetivo da medida é contribuir com o abastecimento das unidades públicas de saúde, de forma gratuita, a fim de conter a disseminação do Coronavirus (COVID-19). A UNICA conta com mais de uma centena de unidades produtivas associadas presentes em cinco estados brasileiros.