AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

DIA NACIONAL DO SOLO
O Dia Nacional do Solo, comemorado na segunda (15), reforça a preocupação com a degradação deste elemento que é também um recurso limitado e não renovável. A data foi instituída para homenagear o conservacionista americano Hugh Hammond Bennet, considerado por muitos como o pai da conservação do solo. Bennet dedicou parte de sua vida a estudar o solo e a agricultura, nacional e internacionalmente, e realizou muitas ações pela causa mundial da conservação. 
SUCROENERGÉTICO

Para minimizar as dificuldades do setor de etanol no Brasil, sobretudo os produtores rurais, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) , a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em ação conjunta com a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenérgico elaborou um ofício, encaminhado a ministra Tereza Cristina da Agricultura, para revindicar medidas emergenciais e evitar o colapso do setor sucroenergético. 
BANANA

Foi publicado no Diário Oficial da União, a edição da Instrução Normativa, feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que regulamenta a aplicação – com uso de aeronaves agrícolas – de fungicidas e óleo mineral na cultura de banana. A demanda, que significa um grande avanço tecnológico, é oriunda dos próprios produtores rurais. O Estado de SP produziu, em 2019, cerca de 1 milhão de toneladas de banana. 

SEMENTES E MUDAS
Uma nova Portaria, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), instituiu as normas e procedimentos para a comercialização de sementes e mudas produzidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento via Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). Tal medida permite que sejam adotadas ações adicionais, de caráter temporário, e cumpre a finalidade de permitir que os produtores rurais, possam continuar cumprindo as metas planejadas para a sua produção.
PLATAFORMA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA/Senar) lançou, com apoio do Ministério da Agricultura, uma plataforma nacional de comércio eletrônico que irá reunir produtores rurais, aplicativos, redes de supermercados e prestadores de serviço de frete. O objetivo é facilitar a comercialização de produtos do campo. 
DEMANDA GLOBAL

Diante da crescente preocupação, no mundo, com a capacidade de suprimento das cadeias produtivas do agro, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o Brasil poderá ter uma grande oportunidade para atender a essa demanda global de abastecimento. A afirmação é do diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e professor da USP/Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves. 
RECONSTRUÇÃO

A pandemia do novo coronavírus vem impondo dificuldades e exigindo poder de adaptação para produtores rurais de todo Brasil, mas também reservará oportunidades para os mais fortes. A avaliação é da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que nesta segunda-feira participou do Fórum Virtual “A Resposta do Agro”, promovido pela Datagro em parceria com a Bandnews e o canal Terraviva. Para a ministra, a reconstrução econômica do Brasil pelo agronegócio será capitaneada pelos produtores que estiverem mais preparados para antever as lacunas de mercados em plena transformação. 
INCERTEZAS

Em artigo para a revista Agroanalysis, Marcello Brito escreveu: assistimos no século 21 a consolidação do agronegócio brasileiro em escala global. Em importantes cadeias produtivas, o País passou a ocupar posições de liderança seja em grãos, fibras e carnes. Esse desempenho deve persistir de acordo com as projeções de renomadas entidades internacionais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). 
FERRAMENTA

Enquanto isso nos Estados Unidos, o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, divulgou um balcão único de programas federais que podem ser usados ​​por comunidades rurais, organizações e indivíduos afetados pela pandemia de COVID-19. O Guia Federal de Recursos Rurais do COVID-19 é um recurso exclusivo para líderes rurais que procuram financiamento federal e oportunidades de parceria para ajudar a resolver essa pandemia.