AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

CANDIDATOS 2018. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) confirmou para o dia 18 de junho de 2018 a realização da próxima edição do UNICA Fórum, que em ano eleitoral de vital importância para o setor sucroenergético e o próprio país, será inteiramente dedicado a pronunciamentos dos principais pré-candidatos à presidência da República. A ideia é dar a cada candidato 20 minutos para que ele exponha suas ideias à indústria canavieira, seguidos de mais 20 minutos de perguntas e respostas.

JABOTICABAL. O governador Geraldo Alckmin sancionou, no dia 5 de janeiro, a lei que torna Jaboticabal a “Capital Estadual do Amendoim”. A solenidade foi no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Jaboticabal, a qual congrega 130 produtores de amendoim, responsáveis por 20% da produção nacional de amendoim que chegou, no ano passado, a 440 mil toneladas do produto.

INOVAÇÃO. Depois do sucesso da capacitação oferecida aos internos do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia (CPPH), a CATI Regional Campinas decidiu que em 2018 novas capacitações serão oferecidas. Segundo o diretor da unidade, engenheiro agrônomo José Augusto Maiorano, os reeducandos capacitados estão em fase de ganhar o benefício da liberdade. “Torná-los aptos a desenvolver uma nova atividade é um incentivo à ressocialização e ao resgate da dignidade, além de promover uma atividade produtiva que poderá facilitar a sua reinserção na sociedade após o cumprimento da pena”.

NOVO CEASA. O prazo para envio das propostas de implantação, operação e manutenção do Novo Centro de Abastecimento Alimentar em São Paulo, em parceria com a iniciativa privada – o Novo Ceasa – foi prorrogado para 12 de março de 2018, segunda-feira. Importante ressaltar que o envio das propostas pode ser feito apenas por aqueles que se cadastraram na primeira etapa do chamamento público, que foi realizada até o dia 12 de novembro, na Plataforma Digital de Parcerias do governo estadual. Esclarecimentos de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail duvidasparcerias@sp.gov.br.

EFEITO ESTUFA. Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa reuniram-se para criar estratégia de implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do setor agropecuário brasileiro na redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE). A elaboração da estratégia também contará com a participação do setor agropecuário para definir qual será a contribuição brasileira.

LOGÍSTICA. Na abertura nacional da colheita de soja, em Canarana (MT), dia (19), o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, anunciou que o Mapa fará, em março, seminário sobre logística de transporte voltado para o agro brasileiro, “para enfrentar esse gargalo do setor”, conforme afirmou. “Vamos olhar para o mapa do Brasil e verificar onde é necessário investir, com o menor custo possível, sem preocupar com os limites dos estados ou com bandeiras partidárias”, declarou.

HIV. Uma pesquisa sobre o combate ao HIV, conduzida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, recebeu um prêmio internacional, concedido pelo Consórcio Federal de Laboratórios do Médio-Atlântico (FLC MAR). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), só na África, 20% das mortes são em decorrência da AIDS. No Brasil, a taxa de pessoas vivendo com o vírus subiu 3% entre 2010 e 2016. O restante do mundo registrou queda de 11% no mesmo período.

(Texto(s): Unica, Cati, Mapa, Embrapa)
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com