AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

PIB AGROPECUÁRIO
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou que o Produto Interno Bruto do Setor Agropecuário deve ter crescimento de 3,2% em 2021. As lavouras devem ter alta de 3,2% e a pecuária de 5%, conforme as projeções do instituto. No caso da agricultura, os destaques são milho e soja, com crescimentos estimados de 9,1% e 10,5% respectivamente.
GRÃOS

O Brasil poderá colher 278,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/21, o que representa aumento de 8%, segundo cálculos estatísticos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse volume representa a produção de 15 grãos, sendo que milho, soja, algodão, arroz e feijão participam com 95% do total. 

SEGURO RURAL

Desde o início do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), já foram contabilizadas 1 milhão de apólices contratadas. O PSR tem função estratégica no âmbito do governo federal, sendo um dos pilares da política agrícola brasileira. 
TÍTULOS

Beneficiários de 25 assentamentos federais no Rio Grande do Norte receberam, 1.060 Títulos de Domínio (TD) em evento realizado na comunidade Angélica – localizada no município de Ipanguaçu -, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

CARTÓRIOS

O deputado federal, Zé Mário Schreiner (DEM-GO), apresentou projeto de lei que estabelece um teto nacional de emolumentos (custas cartorárias) para registro de garantias vinculadas às cédulas de financiamento rural. O PL fixa regras para a implementação e operação do sistema de registro eletrônico de imóveis e a troca de informação com o sistema de registro ou depósito eletrônico centralizado de ativos financeiros e de valores mobiliários.
CONSELHO

A Sociedade Rural Brasileira vai integrar o conselho de especialistas, criado pelos três maiores bancos do Brasil, para tratar de questões ambientais. A confirmação do nome da presidente da SRB, Teresa Vendramini, como uma das sete integrantes do chamado Conselho Consultivo, foi feita em comunicado conjunto dos bancos Itaú, Bradesco e Santander.
VAGAS

O setor agropecuário abriu mais de 86,2 mil postos de trabalho de janeiro a julho deste ano, segundo análise feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
IMPACTOS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu, durante audiência pública da Comissão Mista Temporária no Congresso Nacional, uma reforma tributária que simplifique o atual sistema de impostos sem aumentar os tributos, sem onerar os produtores e os alimentos e que não traga incertezas fiscais e jurídicas para o setor e para a sociedade.
HORTALIÇAS

Nanopartículas bioestimulantes obtidas por processo de modificação térmica do carbono, para uso em hortaliças e demais culturas, melhoraram o desempenho de pimentões, tomates e alfaces, estas últimas em sistema de hidroponia. O nanoproduto eleva a taxa de fotossíntese e otimiza o aproveitamento de água e o uso de nutrientes pela planta. Trata-se do resultado de um trabalho de pesquisa multidisciplinar envolvendo pesquisadores da Embrapa Hortaliças (DF) e alunos e professores da Universidade de Brasília (UnB).
SOCIAL

Cerimônia realizada em Brasília dia (28), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), oficializou a doação de 8.020 kg de feijão destinados a oito instituições assistenciais do Distrito Federal que auxiliam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. As entidades beneficiadas enfrentam dificuldades em razão da pandemia de COVID-19, e solicitaram apoio com as doações de alimentos. O evento que marca as primeiras entregas, realizado na Unidade Armazenadora da Conab em Brasília.
MODERNIZAÇÃO
O secretário da Agricultura e Abastecimento, escreveu na sua conta do Instagram, na quinta-feira, dia 27: “dia intenso com deputados estaduais da oposição e governistas para discutir a modernização na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP com o objetivo de aprofundar a conexão do governo com os produtores rurais, municípios e todo o ecossistema do agro paulista”.


* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista.