AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

TRIGO

Uma parceria entre a iniciativa privada e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) resultou na primeira colheita de trigo no Ceará. O plantio, ainda em fase experimental, produziu a colheita de 8,5 toneladas de trigo em uma área de 1,6 hectare, o que representa uma produtividade de 5,3 toneladas por hectare na primeira colheita.  A iniciativa gerou resultado surpreendente em tempo recorde para o agronegócio do estado, já que era improvável que o cereal crescesse em solo cearense.
VALOR DA PRODUÇÃO

As estimativas do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020, obtidas a partir das informações de agosto, são de R$ 771,4 bilhões, superior em 10,1%, ao valor de 2019 (R$ 700,3 bilhões). O VBP deste ano é o maior já obtido na série histórica, que começou 1989. 
ADIDOS

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) organizam, de 14 a 18 de setembro, o 2º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros.A abertura do evento foi realizada, com pronunciamentos da ministra Tereza Cristina, do ministro Ernesto Araújo, do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, além do deputado federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. 
BATATA E CEBOLA

A cebola registrou queda nos preços no atacado em todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na cidade do Recife, a redução foi de 46,9%, enquanto no Rio de Janeiro a diminuição ficou em torno de 20,7%. 
MEIO AMBIENTE 1

O novo sistema online para processos de licenciamento ambiental foi tema da live do projeto Conexão Brasília. Participaram da transmissão o diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Jônatas Souza da Trindade; a secretária de Licenciamento Ambiental do Ministério da Economia, Rose Hofmann e o consultor de Meio Ambiente da CNA, Rodrigo Justus.

MEIO AMBIENTE 2

Você já deve ter ouvido falar na sigla ESG (Environmental, Social and Governance) que na tradução para o português está relacionada as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Cada vez mais as empresas e os investidores querem estar próximos dos ativos “lastreados” nesta sigla porque serão sinônimo de negócios sólidos, de baixo custo de capital e sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico. 
REFORMA TRIBUTÁRIA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma live, sobre o tema “Reforma Tributária: como alguns setores da economia serão impactados?”. O encontro virtual foi moderado pelo presidente do Instituto CNA, Roberto Brant. 
ESTOCAGEM

A forte alta dos preços de alimentos básicos como arroz e feijão no País em meio à pandemia expôs as dificuldades do governo para interferir no mercado nesse cenário e gerou duras críticas da sociedade civil, uma vez que os aumentos se sucederam em um ambiente de renda em geral deprimida. 
SETEMBRO

Fruta pequena de cor vermelha e formato arredondado, a acerola tem um sabor ácido e levemente adocicado e é considerado um dos alimentos mais ricos em vitamina C. Também é fonte de vitamina A, fósforo, manganês, magnésio, cálcio, ferro, potássio e cobre. A acerola pode ser encontrada com mais facilidade em setembro. Outras frutas da época, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Laranja Lima, Maçã Nacional Fuji, Mexerica.
RECUPERAÇÃO

O Governador João Doria anunciou o lançamento do programa Agro Legal, que fará a regulamentação do Código Florestal no estado de São Paulo. A iniciativa garante, simultaneamente, a manutenção das áreas em produção agropecuária e a ampliação dos espaços sob proteção ambiental. A meta é restaurar cerca de 800 mil hectares entre APPs (Áreas de Preservação Permanente) e de Reserva Legal, dobrando a meta prevista para os próximos 20 anos.
BIOFORTIFICAÇÃO

A salada pode ficar ainda mais saudável no prato do brasileiro. Alface com quantidade de zinco até 16 vezes maior nas folhas é o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.