AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

PRIMAVERA

A Primavera no Hemisfério Sul iniciou terça-feira (22) às 10h31 até o dia 21 de dezembro às 07h02. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, e marca o início da convergência de umidade oriunda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte centro-sul da Região Norte.
SEGURO RURAL

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou a Resolução nº 77 do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, que trata sobre os parâmetros mínimos a serem observados na capacitação técnica dos peritos agrícolas que atuam na regulação de sinistros de apólices contratadas no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
BAHIA

Com potencial de expansão da área plantada para pelo menos 20 mil hectares nos próximos anos com o uso de tecnologias de manejo e de variedades atuais, a triticultura no Oeste da Bahia pode contribuir na busca pela autossuficiência do Brasil no cereal. Das cerca de 12,5 milhões de toneladas consumidas internamente, apenas 6,81 milhões de toneladas deverão ser produzidas no país em 2020, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
SUPREMO

Os deputados Sérgio Souza (MDB-PR) e Arnaldo Jardim (Cidadania – SP) participaram, de audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a política ambiental do País. Ambos foram enfáticos em dizer que o Brasil precisa de segurança jurídica para produzir com sustentabilidade. Outra afirmação que ganhou destaque foi sobre o equilíbrio entre agropecuária e a produtividade no desenvolvimento e na preservação ambiental. 
MERCOSUL

A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, assumiu a presidência da FARM, Federação das Associações Rurais do Mercosul, que reúne dez entidades representativas do setor agropecuário de seis países (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai). A escolha foi definida dia 18 de agosto durante a Assembleia Geral da FARM, realizada por meio virtual. O novo conselho assume o comando da entidade a partir de agora e terá mandato até setembro de 2021. É a primeira vez que uma mulher assume a presidência da Federação das Associações Rurais do Mercosul.
PANTANAL

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante live com a revista Época nesta quarta-feira, esclareceu novamente questões sobre os incêndios no Pantanal. Ela foi taxativa ao dizer que “culpar o homem do Pantanal pela atual situação é uma injustiça”. A ministra falou sobre a necessidade de punição aos maus produtores e irresponsáveis, porém, afirmou que são casos pontuais e que a grande maioria segue atuando com responsabilidade e dentro da lei.
SAÚDE VEGETAL

Em comemoração ao Ano Internacional da Saúde Vegetal, decretado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ) realiza em outubro o 9º Congresso Estadual de Agronomia. O evento, será totalmente online, com atividades às terças e quintas-feiras, vai tratar do tema “Fitossanidade – Produção, Tecnologia e Sustentabilidade”. 
LICENCIAMENTO AMBIENTAL

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu uma live, na quinta (24), com o tema “Licenciamento ambiental: perspectivas e próximos passos”. O debate virtual foi moderado pelo advogado e consultor da CNA, Rodrigo Justus.
REGULARIZAÇÃO

A Regularização Ambiental das propriedades rurais no Estado de São Paulo foi tema do quarto episódio do “Caminhos do Agro SP”, iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e da TV Cultura. A transmissão ao vivo foi realizada quarta (23/09), às 18h30.
PREOCUPAÇÃO

A França rejeita um acordo de livre comércio em sua forma atual entre União Europeia e Mercosul devido a “grandes preocupações” com o desmatamento na região. O pronunciamento do governo francês vem após a divulgação de um relatório encomendado pelo país sobre o tema. Os franceses devem fazer exigências para que as negociações continuem, o que incluiria crucialmente o respeito aos objetivos do Acordo de Paris contra as mudanças climáticas, disse o governo.