AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

SEMENTES

A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério. 


QUEIJO

A ministra Tereza Cristina e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participaram, no Sindicato Rural de Alexânia, da entrega do Selo Arte a produtores de queijo artesanal. Goiás é o primeiro estado do Centro-Oeste a conceder o selo. O selo foi entregue aos produtores de queijarias artesanais da Fazenda Coqueiral (Corumbá de Goiás), Santa Fé da Lagoinha (Santo Antônio do Descoberto) e Queijaria Lima (Alexânia).

PIB AGRO

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio registrou um aumento de 6,75% de janeiro a julho de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). No desempenho mensal, o PIB do agronegócio cresceu 1,26%, sétima elevação consecutiva. O setor primário cresceu 2,95%, seguido por serviços (1,03%) e insumos (0,55%). O resultado foi puxado principalmente pela safra recorde de grãos.


SEGURO

Ministério da Agricultura, divulgou o resultado consolidado das contratações de seguro rural da safra de inverno 2020, que tiveram o apoio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). No total, foram contratadas 44.787 apólices, um aumento de 62% em relação ao mesmo período de 2019. O crescimento da área segurada foi de 56%, totalizando 3,1 milhões de hectares.


INTEGRIDADE

Ministério da Agricultura, publicou a Portaria 324, que aprova o Guia de Apoio ao Mapeamento de Riscos para a Integridade, instrumento de apoio fundamental no processo de mapeamento de riscos, como fraudes e corrupção. O Guia será implantado no Ministério e, depois, em todas as unidades do Mapa nos estados e no Distrito Federal. 

PARAQUATE

Os efeitos da proibição do paraquate no agro e a sustentação científica para o banimento do produto foram tema de live especial promovida, pelo projeto Conexão Brasília – uma parceria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) com o Canal Rural. Uma das principais conclusões dos especialistas que participaram do debate diz respeito a ausência do Ministério da Agricultura no processo de reavaliação de um dos herbicidas mais eficientes do mercado.


CONEXÃO

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, do evento Digital Transformation Day, um fórum com quatro painéis temáticos para debater a transformação digital e sua revolução nas organizações. O coordenador do GT de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, foi um dos debatedores do painel “Agropecuário & Florestal”. Ele falou sobre a importância da conectividade para melhorar as condições de produção, comércio, conforto e segurança das famílias no campo.


UNIÃO

Representantes do agronegócio brasileiro afirmam que o setor deve comunicar melhor seus pontos positivos para a sociedade – tanto no País quanto fora – em meio à crise de imagem do País quanto ao meio ambiente. O presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Cesário Ramalho, afirmou durante a live “A questão ambiental e as exportações do agro”, promovida pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA); “A imagem do Brasil está péssima. Precisamos juntar todos”.

CONSELHO

A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, foi escolhida para integrar o Conselho Consultivo da Febraban, Federação Brasileira de Bancos. O convite foi feito pelo presidente da entidade, Pedro Moreira Salles. A dirigente da SRB passa a participar das reuniões do conselho já a partir de novembro de 2020.

PORTUGAL

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) embarcou sábado (10) para Portugal, onde terá encontros bilaterais para debater agenda internacional e apresentar como o agronegócio brasileiro adota a tecnologia, inovação e a sustentabilidade para alavancar a produtividade e atender a demanda interna e externa.