AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

 AMENDOIM

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa, que regulamenta os critérios e procedimentos para a certificação higiênico-sanitária de amendoim exportado. A implementação da nova regulamentação desburocratiza e simplifica a certificação sanitária do produto exportado para empresas com alto nível de conformidade, acima de 90%, bem como traz aumento de competitividade na exportação de amendoim para União Europeia (UE).
MARAJÓ

O queijo de búfala produzido na Ilha do Marajó, no Pará, recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência. O registro, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), permite que o nome da região geográfica do Marajó seja utilizado oficialmente na iguaria, atrelando qualidade e reputação a esse produto premiado em concursos nacionais e internacionais. 
ORGÂNICOS

Presentes em mercados, feiras, lojas especializadas, restaurantes, hotéis, residências e sites de e-commerce Brasil afora, os produtos orgânicos ganham destaque no cardápio do dia a dia. Com crescimento de aproximadamente 30% em 2020 e faturamento de R$ 5,8 bilhões, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), esse nicho traz avanços na forma de produção dos alimentos.
FERROGRÃO

Em defesa da EF-170 (Ferrogrão) – que teve seus estudos suspensos em razão de liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes – o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), senador Zequinha Marinho (PSC-PA) tomou a dianteira nas discussões para que o empreendimento logístico de R$ 12 bilhões construa 933 km de trilhos para ligar o município de Sinop (MT) aos portos de Miritituba, no Pará. 
MILHO

A Sociedade Rural Brasileira e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) preparam boas novidades para 2021. A primeira iniciativa foi o Seminário Global do Milho, que será virtual. “As conversas começaram no ano passado em reuniões que tivemos com a Embaixada dos Estados Unidos” diz o conselheiro e diretor da SRB, Marcelo Junqueira. 
CADASTRO

Na primeira reunião do ano da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu a implantação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que irá substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O CAF regulamenta a Lei da Agricultura Familiar. O Cadastro substituirá a DAP e irá aprimorar e aperfeiçoar os mecanismos de identificação do público da agricultura familiar, a qualificação das Unidades de Produção Agrária (UFPA) e os empreendimentos familiares rurais para ampliação do acesso às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.

MODELO

O modelo de agricultura tropical, baseado em ciência, tecnologia e inovação implementado no Brasil, que tornou o País um dos principais atores mundiais do setor, é o caminho para fortalecer os países em desenvolvimento do cinturão tropical, afirmaram especialistas reunidos na abertura da Semana Internacional da Agricultura Tropical (AgriTrop 2021), organizada pela Embrapa e pelo Instituto Internacional de Cooperação para a Agricultura (IICA).
EMBRAPA

A pesquisa, os recursos da biodiversidade amazônica e as estratégicas de parceria, principalmente com o setor privado para que a Amazônia foi tema do presidente da Embrapa, Celso Moretti, durante a quarta rodada dos Diálogos Amazônicos, em evento virtual promovido pela Fundação Getúlio Vargas. “Temos nove centros de pesquisa na Amazônia Legal e 89 laboratórios”, disse ele, lembrando que, depois das Forças Armadas, a Embrapa talvez seja uma das instituições mais presentes na Amazônia brasileira, em função da capilaridade regional. 
DOAÇÃO

Ao longo deste ano, cerca de 836 toneladas de alimentos serão doados para 87.499 pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado do Tocantins, agravada pela pandemia do coronavírus. A ação é resultado do apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) à comercialização da produção de 571 pequenos produtores tocantinenses por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 
* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista.