AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

AMÉRICA RURAL – O secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, elogiou na segunda-feira dia 12, a agenda de infraestrutura estabelecida pelo presidente Donald J. Trump, especificamente a sua ênfase no investimento na América rural. O plano exige que 25% dos novos fundos federais sejam dedicados às necessidades de infra-estrutura rural, conforme priorizado por líderes estaduais e locais. “O presidente Trump tornou uma prioridade para reconstruir nossa infraestrutura desde o dia em que assumiu o cargo e ele seguiu esse compromisso” disse o secretário Perdue.

PULSE-LEGUMINOSAS – Pulse em inglês significa várias coisas; entre elas: grãos de leguminosa. Foi comemorado no Brasil sábado dia 10, o terceiro Dia Global dos Pulses, ou leguminosas, um grupo de 12 culturas que inclui feijões, ervilhas secas, grão de bico e lentilhas. A iniciativa busca promover o consumo global desses alimentos, que são proteínas de qualidade e muito acessível, vital para a alimentação de milhões de pessoas no mundo.

UVAS – As podas para a safra temporã de uva do Paraná, que se iniciaram em novembro/17, devem ser finalizadas neste mês. No norte do estado, a expectativa era de que a maior parte das podas fosse finalizada um mês antes do que em Marialva. Contudo, as chuvas em novembro e dezembro/17 dificultaram a prática em ambas as regiões e impediram a continuidade da atividade em boa parte de janeiro. Além disso, alguns produtores não devem refazer a poda em alguns lotes, visando “enxugar” os custos.

OVOS – As indicações do mercado se confirmaram e os produtores de ovos – brancos e vermelhos – alcançaram novas valorizações na comercialização do seu produto no encerramento da semana passada. Nos ovos brancos o aumento – 3º da semana, 4º do mês, 8º do ano – elevou o preço médio diário para R$71,00, valor 20,3% superior ao praticado na abertura do mês. Entretanto, na comparação com o mesmo período do ano passado o preço ainda é cerca de 17,4% inferior.

INFLAÇÃO – O mercado financeiro reduziu pela segunda semana seguida a projeção para a inflação neste ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,94% para 3,84%, de acordo com o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC)sobre os principais indicadores econômicos. A projeção segue abaixo do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação está no centro da meta, em 4,25%.

FEIRA – Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participam, em Berlim, de uma das mais importantes feiras do setor, a Fruit Logística 2018. O estande da Abrafrutas e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na feira recebeu a visita de dois ministros da Alemanha nesta semana. Na quinta dia (8), o espaço brasileiro foi visitado pelo ministro dos Transportes da Alemanha, Rainer Bomba. O objetivo foi discutir formas de melhorar a logística das frutas brasileiras na Alemanha e na União Europeia.

CANA-DE-AÇÚCAR – Na 2ª metade de janeiro de 2018, a moagem de cana-de-açúcar na região Centro-Sul atingiu 407,42 mil toneladas. Praticamente todo este volume foi processado por unidades produtoras localizadas no Estado do Mato Grosso do Sul. Na segunda quinzena de janeiro, a produção de açúcar foi irrisória (apenas 4,42 mil toneladas), enquanto o volume fabricado de etanol somou 67,46 milhões de litros. Antonio de Padua Rodrigues, diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), destaca que “quase 60% desse volume corresponde à produção de etanol a partir do milho, que tem apresentado intensa expansão ao longo da atual safra”.
(Texto(s): USDA, Pautapronta, Hfbrasil, Avisite, Agência Brasil, CNA e Unica)
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com.