AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

INTERAMERICANA

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi eleita para presidir a Junta Interamericana de Agricultura (JIA), durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021, que acontece em San José da Costa Rica. A JIA é o principal órgão de governo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A presidência da JIA é eleita a cada dois anos.  

PARCERIA

Em visita realizada à Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, a ministra Tereza Cristina reforçou a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a instituição de ensino em projetos voltados para o desenvolvimento do campo por meio da ampliação de inovações tecnológicas no meio rural, promoção da regularização ambiental, realização de residência profissional agrícola e fomento ao cooperativismo e associativismo.
PRAZO

Agricultores familiares vão esperar menos tempo para que a proposta de financiamento para aquisição e estruturação de um imóvel rural seja analisada no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O prazo médio para contratação das operações de crédito, que era de 2 anos, diminuiu para até 6 meses, após a otimização das etapas de análise dos documentos e informatização de procedimentos.
ANÁLISE

Como parte das comemorações de aniversário de 58 anos, celebrado em 30 de agosto, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou o sétimo estudo da Série Alimentos Industrializados 2030, Hambúrgueres Industrializados: nutrição prática de forma segura e sustentável.
PALMITAL

Em Palmital, o Secretário de Agricultura Itamar Borges e o vice-governador, Rodrigo Garcia, assinaram, junto com o prefeito do município, Luis Gustavo Moraes, o convênio para o Rotas Rurais. O Programa Rotas Rurais é uma iniciativa pioneira e inédita na América Latina, fruto de parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com o Google. 
REFORMA

A Câmara dos Deputados aprovou a Reforma do Imposto de Renda por 398 votos favoráveis a 77 contrários. Após três adiamentos, a Casa votou a proposta relatada pelo deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA). O substitutivo modifica a limitação de uso do desconto simplificado pelas pessoas físicas, ao expandir a vigência a qualquer contribuinte, independentemente da renda anual.
GEADA E SECA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, de audiência pública na Câmara dos Deputados, para discutir os impactos da geada e da seca na produção agropecuária, em especial nas lavouras de café e hortifrúti e na pecuária leiteira. O debate semipresencial foi realizado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e reuniu representantes do governo e do setor produtivo.
FEIRAS INTERNACIONAIS

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estão organizando a participação de empresas brasileiras de alimentos, bebidas e agronegócio nas 30 maiores feiras internacionais do setor em 2022.CONTÊINERESO IPA (Instituto Pensar Agro) está coordenando o movimento que busca o apoio do governo federal na oferta de contêiner para o setor de exportação brasileira, impactado pela estagnação do transporte marítimo. A Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) enviou um ofício aos ministérios da Infraestrutura e da Agricultura para a elaboração de um plano de contingência no transporte marítimo. 

CLIMA

A questão climática afetou o desempenho da agropecuária e impediu melhores resultados do setor no 2º trimestre deste ano, segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entidade divulgou Comunicado Técnico para avaliar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do período, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor registrou queda de 2,8% no 2º trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores de 2021.(Com informações de assessorias)

. Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com