AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

PESCADOS

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou da abertura do 3º International Fish Congress & Fish Expo (IFC), maior evento da cadeia de pescados, que ocorreu este mês em Foz do Iguaçu (PR). No evento, a ministra destacou que o Mapa vem trabalhando em uma série de ações para fortalecer o setor de pesca e aquicultura, entre elas facilitar o acesso a linhas de crédito rural.


LIDERANÇA

Desde os anos 2000, o Brasil tem liderado a produtividade agropecuária mundial entre 187 países. É o que mostra um estudo do Economic Research Service, órgão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), divulgado em outubro. De acordo com a pesquisa, o produto da agricultura brasileira cresceu, no período de 1961 a 2019, 3,75% ao ano, abaixo apenas da China com 4,41% a.a. 

AGRICULTURA FAMILIAR

Representantes do governo da Colômbia, acadêmicos e produtores agroecológicos participaram, em Brasília, das atividades de encerramento do projeto de cooperação Trilateral Sul-Sul “Semeando Capacidades”. A delegação esteve no Ministério da Agricultura, onde participou de debates sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), bioeconomia, agroecologia, orgânicos e acesso a mercados.


ADIDOS

Doze adidos agrícolas se preparam para tomar posse em missões diplomáticas brasileiras no exterior. Desses, 11 irão substituir adidos em postos que já estavam estabelecidos. A cidade de Berlim, na Alemanha, por sua vez, contará pela primeira vez com um adido agrícola. Os adidos agrícolas designados participam nesta semana do 2º módulo de treinamento de início de missão, com programação nos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Relações Exteriores e na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).


PREMIAÇÃO

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) reuniu, em formato híbrido, onde parte do público, pôde participar presencialmente no auditório da Sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ou de forma remota, através do canal do Youtube da Secretaria, autoridades e colaboradores da pasta, além de parceiros e produtores rurais, para a celebração dos seus 79 anos.


PRIORIDADES

Frente Parlamentar da Aagropecuária se reuniu com governo federal para apresentar pautas prioritárias para o setor. Ministro-chefe da Casa Civil considera essencial a análise do Congresso à proposta que moderniza a legislação de pesticidas no país. Os ministros da Saúde, Meio Ambiente e Agricultura estiveram também no encontro. A reunião, ocorreu no Palácio do Planalto, e contou com a participação de mais de 20 parlamentares.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O mundo precisa conhecer os avanços do agronegócio brasileiro na área da sustentabilidade. O alerta foi feito pelo embaixador André Aranha Corrêa do Lago, representante do Brasil na Índia, que participou esta semana de um encontro com a Sociedade Rural Brasileira. O embaixador foi convidado especial na reunião do Comitê de Relações Internacionais da SRB e avaliou os tratados recentes, com atenção especial à questão climática.


TECNOLOGIAS

O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, participou, de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal, para debater soluções tecnológicas para o agro brasileiro. Durante sua exposição, Matheus destacou a importância da adoção de tecnologias para o avanço do setor rural. “O Brasil deixou de ser importador para ser um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. E isso só foi possível graças às tecnologias implantadas pelos produtores nas propriedades rurais”.


TRIGO 

Na fase final da colheita do trigo no Paraná, os produtores estão recebendo um valor até 27% superior com relação ao ano passado. A rentabilidade do cereal tem atraído produtores para o trigo, visando também reduzir custos na produção animal. De acordo com a Conab (nov, 2021), a produção de trigo no Paraná deverá chegar a 3,2 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 43 sacos por hectare (sc/ha). Problemas com geadas, mas especialmente a seca, resultaram em quebra de 19%, segundo estimativas do Departamento de Economia Rural.

(Com informações de assessorias)

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados